Tapiocarias 06/02/2016

Versatilidade do produto estimula sucesso nos negócios

Iguaria do Nordeste, a tapioca cai bem em qualquer horário do dia. Empreendedores veem "janelas" de oportunidades e investem em negócios populares e rentáveis que vendem só tapioca
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19076, 'email': 'larissa.pacheco@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Pacheco'})
Larissa Pacheco larissa.pacheco@opovo.com.br
FOTO TATIANA FORTES
Ticiana Machado e Beatriz Rodrigues são sócias do Empório da Tapioca. O empreendimento começou a funcionar em novembro do ano passado em Fortaleza

 

Um produto tipicamente do Nordeste, a tapioca é uma iguaria versátil que permite diversos tipos de recheios e agrada consumidores variados. De acordo com o Sebrae, as tapiocarias fazem parte do chamado mercado de alimentação fora do lar que cresce a taxas acima de 10% ao ano no Brasil.


Há mais de 20 anos no mercado das tapiocas, José Osmar começou a vender o produto para ajudar financeiramente ao pai. Hoje, ele é dono de duas unidades da Tapioca O Osmar. Ele conta que vende em média 1.000 unidades somente na loja localizada na rua Nunes Valente. Além de vender nas lojas próprias, ele distribui seu produto para outros estabelecimentos.


“Eu forneço para cerca de seis padarias e mais quatro lanchonetes. Outras padarias me procuram, mas como nosso produto é caseiro, se aumentar a distribuição, talvez a gente não consiga suprir a demanda. Somente pra uma padaria eu forneço em média 4 mil tapiocas por mês”, afirma.

FOTO TATIANA FORTES
Osmar Ferreira atua na venda de tapiocas há 20 anos. Começou o ofício para ajudar o pai

 

Osmar conta hoje com 17 funcionários distribuídos entre as duas lojas. Cada um tem uma função especial, mas o que se destaca é o gomeiro, aquele que prepara a massa da tapioca. “Sempre que chega um gomeiro novo, eu tenho que ensinar como é o feito preparo aqui, para que se mantenha o nosso gostinho já tradicional e característico do local”, conta


Segundo o empresário, a tradição é ponto forte do negócio. Dentre as opções de recheios estão a carne moída, queijo e leite condensado. Os recheios são praticamente os mesmos há anos, mas ainda assim fazem sucesso. Porém, ele conta que não há muito segredo. “As pessoas perguntam se eu uso algo especial. Eu digo que não, a única coisa especial mesmo que coloco há quase 21 anos nas tapiocas é o carinho”, completa Osmar.


Inovação

Ticiana Machado e o irmão, Manoel Vitor, já eram donos de uma padaria, e tinham vontade de abrir um negócio menor e mais fácil de replicar, com produtos mais frescos e seguindo uma linha natural. Os dois juntaram-se à arquiteta Beatriz Rodrigues e assim surgiu o Empório da Tapioca, que abriu as portas em novembro do ano passado e já tem duas unidades.

 

A ideia de o carro-chefe ser a tapioca veio da própria Ticiana, que também é nutricionista. Buscando trazer a prática da alimentação saudável para o dia a dia, ela conta que viu a crescente necessidade de atender ao público que tem intolerância ao glúten e a lactose. Somente o estabelecimento da Avenida Monsenhor Tabosa chega a vender em média até 200 unidades por dia.


“A gente percebia essa necessidade de ter produtos que pudessem atender às pessoas com intolerância e alergia, e a tapioca é um produto sem glúten nem lactose. A ideia era fazer uma releitura. Como é um produto muito tradicional, é preciso ter respeito. Aqui nós usamos ingredientes diferentes e tentamos apresentar de uma forma mais moderna”, conta.


O modelo de atendimento também é diferenciado e, além de baratear os custos, foi pensado para simplificar esse processo. O cliente chega ao balcão, faz o pedido e dá seu nome, quando o produto fica pronto, o funcionário da loja chama o cliente que busca o pedido no balcão.


“Na nossa padaria, a gente viu essa dificuldade na contratação da mão de obra. Fazendo o atendimento no balcão, o processo fica mais enxuto. O cliente acha estranho no início, mas depois ele se habitua a participar desse processo. Assim, nós temos um controle maior e ficamos mais próximos dos nossos clientes”, conclui Ticiana.

 

SERVIÇO

 

Empório da Tapioca

Rua Antenor Rocha Alexandre, 650 - Parque Manibura e Avenida Monsenhor Tabosa, 1275

Tapiocaria O Osmar

Rua Ildefonso Albano, 1165 e Rua Nunes Valente, 802 - Meireles

 

Saiba mais


Estrutura

Uma pequena tapiocaria requer uma estrutura com cerca de 40m² a 50m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Esta área inclui a produção dos beijus, o atendimento aos clientes e o espaço necessário para mesas, cadeiras e banheiros.

Processo

O processo produtivo de uma tapiocaria é dividido em atendimento ao cliente, preparo das tapiocas e compra de insumos. É fundamental que ele seja bem planejado, considerando-se aspectos como custo, praticidade, demanda, dentre outros fatores. Evite sobrecarga nos horários de maior movimento preparando antecipadamente os recheios das tapiocas.

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia