Pesquisa 04/08/2014

Argentina supera São Paulo como centro financeiro

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br


Mesmo enfrentando a pior crise desde 2001, quando a Argentina anunciou moratória em sua dívida externa, Buenos Aires avançou 21 posições e ultrapassou São Paulo como centro financeiro global, segundo executivos do setor financeiro ouvidos pela consultoria britânica Z/Yen Group.


Os critérios da pesquisa são ambiente de negócios, taxação, profissionais especializados, infraestrutura, reputação (inclui qualidade de vida e segurança) e acesso ao mercado.


Em uma lista de 83 cidades, a capital argentina ficou na 25ª colocação. São Paulo se manteve estável na 38ª posição. O Rio de Janeiro ficou em 45º, 14 posições abaixo do levantamento anterior, feito em setembro de 2013.


Buenos Aires também está mais bem colocada do que Paris (França), Munique (Alemanha) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).


De acordo com Mark Yeandle, diretor e coordenador da pesquisa, o ranking considera o sentimento de especialistas sobre cada centro financeiro, e não os fundamentos econômicos das regiões, o que, em sua avaliação, pode explicar a boa performance da capital argentina.


“Profissionais do mercado financeiro claramente indicaram que consideram que Buenos Aires está mais competitiva”, afirma.


A analista Jill Hedges, responsável pela mesa de análise de Mercosul na consultoria Oxford Analytica, diz que o custo também tem impacto sobre a percepção dos economistas consultados.


“Para profissionais financeiros, Buenos Aires é mais barata do que São Paulo - especialmente após a desvalorização do peso para aqueles que trabalham em empresas estrangeiras-- e mais acessível em termos de tamanho e infraestrutura.”


O contexto histórico, afirma, também ajuda. Isso porque, após a moratória declarada em 2001, o setor financeiro na Argentina e o número de entidades participantes do mercado encolheram. Com isso, as empresas que emergiram se tornaram mais enxutas e mais competitivas.


O ranking reflete tanto respostas dadas por 3.246 executivos do setor a perguntas feitas pela consultoria quanto diversos indicadores, entre eles medidas de competitividade, condições do setor de infraestrutura, corrupção e qualidade da mão de obra.


O impasse na semana passada em relação ao não pagamento a credores por decisão da Justiça dos EUA, que bloqueou o dinheiro argentino após queixa de outro grupo de credores, pode afetar a competitividade de Buenos Aires, diz Hedges.


“A incerteza vai aumentar e haverá pouco investimento e crédito. O acesso do país a dólares vai se tornar ainda mais difícil. Com isso, financiar o deficit público ficará cada vez mais complicado.” (da Folhapress)

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia