PLANEJAMENTO 28/07/2014

Casal deve agir junto para a solução

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

Segundo Louise Porto Freire, é comum que o excesso de dívidas gere conflitos familiares. Para ela, o ideal é que o casal busque solucionar o problema junto. “Eu oriento que as pessoas tenham bastante controle emocional. É um momento em que é preciso ter bastante coragem, e o casal deve se unir, ter criatividade para economizar e entender o que ocasionou a divida”.

 

Se o casal tiver filhos, também é importante envolvê-los na conversa. Dependendo do caso, a família deverá cortar gastos supérfluos , como a TV por assinatura, ou então trocar programas de lazer como cinema por passeios gratuitos, como ir à praia ou parques. Todos podem contribuir, por exemplo, para reduzir o consumo de energia elétrica, até que as contas da família estejam normalizadas.


Para evitar ficar no vermelho por causa de despesas imprevistas, Virene Matesco recomenda que o consumidor não comprometa mais de 30% da renda mensal com o pagamento de prestações no cartão de crédito, cheque especial, carnê, e empréstimos com o banco. “Essa é a regra numero um. Porque aí a pessoa terá 70% da sua renda para administrar o dia a dia e suportar alguma eventualidade”, ela diz. (BC)

> TAGS: dívida seu bolso

Veja também

Como sair do vermelho
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia