[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Telebras anuncia cabo entre Fortaleza e Europa | Economia | O POVO Online
Fibra óptica 16/01/2014

Telebras anuncia cabo entre Fortaleza e Europa

A Telebras informou ontem que acertou parceria com empresa espanhola para construção de cabo submarino entre o Brasil e a Europa. O início do aterramento do cabo será em Fortaleza
Compartilhar


A Telebras anunciou ontem que firmou um pré-acordo com a empresa espanhola IslaLink Submarine Cables para construção de um cabo submarino de fibra óptica entre o Brasil e a Europa. O início do aterramento será em Fortaleza. O investimento total é de US$ 185 milhões.


De acordo com decisão do conselho de administração da Telebras, deve haver ainda a entrada de um terceiro investidor brasileiro ou de fundos de investimento com participação de 20% no negócio. A Telebras terá 35%. A IslaLink ficará com 45%. A entrada do novo sócio e a criação da empresa, que irá operar o cabo, deve ocorrer até o fim do primeiro semestre deste ano.


A construção do cabo deve começar no início do segundo semestre, de acordo com as previsões da Telebras. O novo canal de comunicação internacional ficará pronto em 18 meses a partir da data de início das obras.


Esse será o segundo cabo submarino conectando o Brasil e a Europa. O primeiro é controlado por um consórcio de 19 empresas, com participação, por exemplo, da Embratel - a infraestrutura vem sendo usada principalmente para transmissão de comunicação por voz internacional.


Já o cabo da Telebras deve ter maior parte de seu uso voltado para a comunicação de dados. Para Caio Bonilha, presidente da Telebras, a construção deste cabo é fundamental para aumentar a segurança da rede na comunicação com a Europa.


“É um cabo estratégico, porque hoje boa parte do tráfego entre Brasil e Europa passa pelos Estados Unidos”, disse. A Telebras informou que já há interessados em participar do projeto, mas que os nomes ainda estão em análise. Não deve haver participação de empresas de telefonia.


Redução de preços

Espera-se que o investimento traga uma redução nos preços dos pacotes de internet pagos pelos usuários de telecom. Não há, entretanto, qualquer estimativa da Telebras para o reflexo dessa obra sobre as tarifas. (da Folhapress)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia