[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Evento busca estimular integração entre fiscos | Economia | O POVO Online
Enat 08/10/2013

Evento busca estimular integração entre fiscos

Representantes de secretarias de Fazenda e Finanças de todo o País, além de membros da Receita Federal buscam ferramentas integradas de fiscalização para o combate à sonegação
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16604, 'email': 'brunocabral@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno Cabral'}
Bruno Cabral brunocabral@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Integração de sistemas de fiscalização é principal ponto nos debates do Encontro Nacional de Administradores Tributários
Compartilhar


A integração de sistemas de fiscalização e o compartilhamento de informações entre fiscos municipais, estaduais e o federal tem sido utilizada como uma ferramenta para o combate à sonegação fiscal no Brasil. Porém dificuldades técnicas ainda dificultam a inclusão dos municípios nesses sistemas.


É essa integração administrativa que será discutida durante o IX Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat), que será realizado ate amanhã, em Fortaleza, no Hotel Gran Marquise. Administradores de todo o País irão buscar soluções que promovam a integração, a uniformização de procedimentos, o intercâmbio de informações fiscais e o cruzamento de dados.


“O compartilhamento de informações, via convênios, entre os fiscos, favorecem sobremaneira o combate à sonegação e aos maus contribuintes”, disse o secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, após a abertura do Enat. “Às vezes os sistemas não têm compatibilidade, mas o que se busca é que os fiscos trabalhem de uma forma mais integrada”.


Luiz Fernando espera que ao longo do evento, sejam assinados novos convênios no sentido de integrar secretarias de finanças, municipais e estaduais, do País.


O Simples Nacional, a Nota Fiscal Eletrônica, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e o Cadastro Sincronizado são alguns exemplos de medidas que tiveram origem a partir da primeira edição do Enat, de 2004, em Salvador (BA).


Segundo o secretário adjunto da Receita, esse tipo de integração tem ocorrido na medida do possível e da necessidade de cada ente da federação. “Mas nem sempre a solução é o sistema único. Às vezes o compartilhamento das informações já funciona muito bem, e no caso da pessoa física é assim que acontece”.


O assessor técnico da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), André Luís Miranda de Macêdo, um dos palestrantes do evento, considera o projeto de sistemas integrados de fiscalização “extremamente válido”, mas “bastante ambicioso”.


O secretário da Fazenda do Estado do Ceará, João Marcos Maia, diz que a Sefaz tem desenvolvido um esforço muito grande para fazer a integração. “Com isso, conseguimos avanços significativos que nos permitem um maior grau de eficiência” afirmou ele.

 

SERVIÇO

 

IX Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat)

Quando: até quarta-feira (9)

Onde: Hotel Gran Marquise

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia