[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Só 20% do milho prometido por Dilma chegou ao CE | Economia | O POVO Online
Medida contra a seca 02/05/2013

Só 20% do milho prometido por Dilma chegou ao CE

Após ter passado metade do prazo para o envio de 49,1 mil toneladas de milho a granel para o Ceará, compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff no dia 2 de abril, apenas um quinto dos grãos chegou ao Estado
Compartilhar


Após um mês da visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará, quando anunciou a entrega de 49,1 mil toneladas (t) de milho como medida de combate à seca no Estado, só 20% do compromisso foi cumprido. Até hoje, foram entregues cerca de 10 mil t, informou o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agenor Pereira.


Dilma esteve em Fortaleza dia 2 de abril, para participar da 17ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Sudene. Em seu discurso, prometeu disponibilizar, ao todo, 340 mil t de milhos para o Nordeste, nos meses de abril e maio.


Os grãos são destinados a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, que têm sofrido com a estiagem deste ano.


O milho a granel que chegou ao Ceará foi transportado via rodoviário. Entre causas que contribuíram para o baixo percentual de chegada do produto foi a ausência de interessados em transportar o produto por via marítima.


Em abril, a Conab realizou dois leilões para o transporte das 30 mil t de milho ao Estado por cabotagem (transporte entre portos de um mesmo país), mas não houve interessados. Um novo leilão está marcado para a próxima segunda, 6. Para que essa carga seja transportada por via terrestre, por exemplo, seriam necessários, pelo menos, mil caminhões.


“O Governo (Federal) não tem culpa se não aparece concorrente. Mas mesmo assim ele conseguiu o aumento de 19,1 mil para 33 mil toneladas para o Ceará. E agora o prazo para o transporte marítimo aumentou para 30 dias e pode ser que agora eles concorram. Mas caso (o milho) não chegue de navio, continuará chegando de caminhão”, garantiu o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.


Para compensar o atraso na entrega do cereal, prevista para acontecer entre 27 de maio e 3 de junho no Ceará, a Conab de Brasília autorizou o envio de mais 20 mil t aos produtores do Estado, por via terrestre. Conforme Flavio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), a situação dos criadores cearenses só não está pior por causa das chuvas, que tem garantido, pelo menos, a forragem para os animais.


Cota de milho

Mesmo com o envio de milho por caminhão, Saboya diz que muitos produtores cadastrados na Conab, não estão recebendo a quantidade do grão na sua cota integral. No entanto, segundo Agenor Pereira, esse contingenciamento é necessário para que nenhum produtor fique desabastecido.

 

“A gente está tendo esse cuidado para não faltar milho até a chegada desse navio”, ressalta.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Pedro 02/05/2013 16:07
Com a palavra o político mais cínico e vendido do estado, Nelson Martins...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 02/05/2013 11:17
Lição do abismo por Dora Kramer. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,licao-do-abismo-,1026927,0.htm
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 02/05/2013 11:17
Já tinha comentado anteriormente que não viria nem 1/4 do prometido, sempre assim, "VAMOS INVESTIR BILHÕES" e a realidade mais uma enrolação... XÔ PTRALHAS!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 02/05/2013 11:16
Mais uma PTRALHICE com o povo do CE. Promessas, inflação, caos, violência, refinaria, siderúrgica...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Touro 02/05/2013 09:23
Os 80% foram para uma conta no exterior do PT. Os babacas ainda acredita em conversa de políticos CORRUPTO DO PT.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia