[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Tribunal de Contas considera a obra ilegal | Economia | O POVO Online
Acquário Ceará 27/03/2013

Tribunal de Contas considera a obra ilegal

Relatório diz que deveria ter sido realizada licitação para contratação da construtora. Documento ainda será avaliado pela 7ª Inspetoria de Controle Externo
IGOR DE MELO
Relatório diz que não foi provada a afirmativa da Setur que justificasse a inexigibilidade da licitação
Compartilhar


Relatório do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) aponta que a obra do Acquário Ceará é ilegal. Segundo o documento elaborado pela Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Obras de Grande Porte, do TCE, a empresa Internacional Concept Management INC, contratada para o serviço sem licitação não seria a única capaz de realizar a obra, como foi justificado pela Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur).


No relatório, que ainda será encaminhado à 7ª Inspetoria de Controle Externo do TCE, foi constatado que “uma vez que existem diversos fornecedores de materiais e equipamentos para oceanários e aquários no mundo”, o processo licitatório deveria ter sido realizado. De acordo com Edilberto Carlos Pontes Lima, conselheiro do TCE e relator do documento, foi feito pedido de urgência para análise do relatório pela 7ª Inspetoria.


Segundo o documento outras empresas foram analisadas e poderiam concorrer no processo licitatório do Acquário Ceará, por terem experiência na construção de outros equipamentos do mesmo porte e modelo em diversas partes do mundo.


O relatório investigou o site da World Association of Zoos and Acquarium (Associação Mundial de Zoológicos e Aquários - WAZA) e diz que a partir do site da instituição não se comprovou a afirmativa da Setur para a inexigibilidade de licitação, já que existem 250 aquários de grande porte do planeta e deste totalidade 215 foram executados pela ICM-Reynolds. O texto do documento produzido pelo TCE aponta que são 250 aquários e zoológicos que correspondem aos membros da WAZA, sendo que não há referência sobre a participação da ICM na concepção projetos ou construção de aquários no seu site eletrônico.


O relatório diz ainda que um dos aquários apontados como sendo obra da ICM-Reynolds, o Georgia Aquarium em Atlanta (EUA) foi, na realidade, executado pela empresa Brasfield & Gorrie os Kennesaw, como apontam publicações especializadas.


O relatório somente será encaminhado para que a Setur se explique após a análise da 7ª Inspetoria do TCE.


O POVO tentou entrar em contato com o secretário de Turismo Bismarck Maia e com o procurador Fernando Oliveira pelo celular, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

 

Quanto


ENTENDA A NOTÍCIA


Orçado em R$ 205 milhões, o Acquário Ceará contará com 2,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros. A expectativa é de gerar uma receita de R$ 22 milhões


SERVIÇO


Acompanhe as licitações do Governo do Estado no site da Seplag

http://www.portalcompras.ce.gov.br/portal/categoria5/consulta-de-licitacoes-1

 

> TAGS: acquário
Henriette de Salvi henriette@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Lígia Aquino 27/03/2013 19:26
Nivardo, "muito útil" controverso esse, em 2012, apenas o departamento de eng. de pesca do Labomar se apresentou a favor da obra.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
ssantos 27/03/2013 19:15
Achei bacana o "fantástico mundo do Nivardo". rs É mais fácil viver assim, né?!?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Andréa Saraiva 27/03/2013 18:56
Nivardo, o que está em jogo não é o julgamento se a obra é boa ou não. Isso é questionável. O que está em jogo é se concordaremos ou não com atos do governo completamente irregulares e lesivos. Se com tudo isso exposto vc continua a defender, perdão, mas você é cúmplice e merece o governo q tem.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
EDSON 27/03/2013 18:22
O q tá por trás de tudo são acordos bizarros da dinastia FG, dispensar licitação, contratar empresa que terá monopólio de manutenção.. 1)Tem gente querendo arranjar cargo nos EUA quando sair do governo usando seu dinheiro 2)vantajoso para os membros da corte,p o povo do Ceará ficaria aconta a pagar.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
EDSON 27/03/2013 18:08
Cine 4D, etc, são truques p tornar a obra mais cara. Pq Cid não olha pros equipamentos q já existem: teatro carlos camara, inaugurado há meses, continua fechado; dragão arquejando. Melhor vitrine p o turismo e bem estar p o povo da capital seria o saneamento da orla, uma praia sem merda e esgoto!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
13
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia