[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Variação dos preços dos ovos de Páscoa chega a 116,37% | Economia | O POVO Online
Procon 27/03/2013

Variação dos preços dos ovos de Páscoa chega a 116,37%

De acordo com o Procon Fortaleza, o levantamento possui caráter didático e tem o objetivo de orientar o consumidor para as compras da Páscoa
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A variação no preço dos ovos de Páscoa chega a 116,37% em Fortaleza. O levantamento foi realizado pelo Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor – (Procon - Fortaleza) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa aconteceu entre os dias 18 e 20 de março em lojas e supermercados de Fortaleza. A maior diferença de preço foi verificado no ovo meio Laka, meio Diamante Negro. O menor preço chegou a R$ 21,99 e o maior ficou em R$ 47,58. Entre as menores variações destacaram-se as marcas Ouro Branco, custando entre R$ 25,49 e R$ 25,98 e Patati Patatá com o menor preço estimado a R$ 16,25 em todos os estabelecimentos consultados.


Entretanto, segundo o levantamento, foram os ovos de numeração 20 que tiveram maior diferença. O item de menor peso obteve 250g e o de maior alcançou 420g, uma diferença de 170g. A numeração dos ovos, de acordo com a pesquisa do Procon, não seguiria um padrão específico, já que produtos com o mesmo número apresentaram quantidades de chocolate diferentes. Para Shandra Aguiar, coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor da UFC, essa diferença no peso dos produtos pode confundir o consumidor, uma vez que a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando na verdade possuem diferenças entre si.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoins, Balas e Derivados (Abicab), a numeração corresponde à altura do produto. Assim, um ovo de número nove seria produzido numa forma de nove centímetros. Para Shandra, esse número deveria basear-se na quantidade de chocolate, uma vez que facilitaria a comparação de preços entre os produtos pelo consumidor. “O consumidor vê um ovo número 20 e acha que está comprando 420g, mas também pode comprar um número 20 que só traz 250g ”.


Finalidade

A intenção da pesquisa, no entanto, não seria a de autuar os estabelecimentos, mas proporcionar uma orientação ao consumidor, mostrando onde ele pode adquirir os produtos de acordo com a precificação de cada estabelecimento. Conforme George Valentim, coordenador geral do Procon – Fortaleza, o estudo teria, por isso, caráter iminentemente didático. “Que é uma das vertentes do Código do Consumidor. Ou seja, orientação”, concluiu.

 

O quê?


ENTENDA A NOTÍCIA


Para o levantamento, realizado entre os dias 18 e 20 de março, foram pesquisados 80 itens das marcas Garoto, Lacta, Ferrero Rocher, Nestlé e Arcor. Também foram avaliados os preços de caixas de bombons da Nestlé e Garoto


SERVIÇO

 

Pesquisa de preços


Para conferir os números da pesquisa, acesse:

http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/pesquisa_de_itens_de_pascoa_final_0.pdf


 

Dicas


Saiba a melhor forma de adquirir os ovos de Páscoa


1 Fique atento aos preços. Busque fazer comparações entre os produtos e as lojas que os fornecem


2 Verifique se o seu orçamento permite a compra extra dos ovos de Páscoa.


3 Busque não optar por ovos que tragam tanto valor agregado( brinquedos, brindes, etc). Eles muitas vezes apenas oneram os preços do produto.


4 Evite fazer a compra de forma parcelada.


5 Busque orientar as crianças num sentido de controlar qualquer impulso desmedido de compra


Fonte: Shandra Aguiar, coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor da UFC

 

> TAGS: páscoa
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Pouco retorno
espaço do leitor
Franse41 29/03/2013 18:01
Vou passar esta Páscoa sem gastar um centavo com a mentira do "ovo de páscoa". Isso não existe. Páscoa é celebração Cristã e NENHUMA RELAÇÃO TEM COM CHOCOLATE. Refletir com a Palavra de Deus, ajudar os necessitados, etc., é o q dá sentido à PÁSCOA.
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