[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Detalhes são importantes na escolha de um banco seguro | Economia | O POVO Online
Cuidados 07/03/2013

Detalhes são importantes na escolha de um banco seguro

O especialista em segurança da informação, Pedro Prudêncio, dá informações de segurança que consumidor deve procurar na instituição financeira para reduzir os riscos dos seus clientes serem vítimas de golpes
Compartilhar

 

Há detalhes pouco percebidos e considerados importantes para ter uma vida bancária tranquila. O especialista em segurança da informação há mais de dez anos, Pedro Prudêncio, da Morphus Segurança da Informação, apresenta dicas de segurança a serem cobradas das instituições financeiras com as mais comuns atividades e operações bancárias.


O POVO - A abertura de conta é, aparentemente, um processo simples. Nesse caso, facilidade é acompanhada de insegurança?

Pedro Prudêncio - A abertura de conta é realizada por alguns bancos de forma bastante insegura, às vezes, irresponsável. Apenas deve ser realizada de maneira presencial e sempre com os documentos originais. A consulta a serviços de proteção ao crédito, bem como históricos de processos criminais envolvendo fraudes financeiras do possível novo cliente podem ser bem empregados pelos bancos. Assim, evita que alguém abra conta no seu nome.

 

O POVO - Quais os principais cuidados ao pedir e desbloquear um cartão?

Pedro Prudêncio - Comprovadamente, inúmeras fraudes envolvendo esse dinheiro de plástico ocorrem na utilização desse cartão antes mesmo dele chegar até você, através da interceptação da correspondência. A utilização de empresas especializadas na entrega desses envelopes deve ser cobrada do banco. O processo de desbloqueio do cartão só deve ser feito presencialmente na agência, onde deve ser criada a senha, sempre pessoal e intransferível. Esse método pode parecer pouco prático, mas evita o desbloqueio por telefone por um fraudador.

 

O POVO - Há caixas eletrônicos em diversos lugares na cidade fora dos bancos. Quais os riscos desses serviços?

Pedro Prudêncio - Dê preferência à utilização de ATMs (caixas eletrônicos) em estabelecimentos bancários. Estatisticamente, a instalação dos famosos “chupa-cabras” (equipamentos de clonagem de cartão de crédito) se dá em caixas localizados em locais públicos. Se o leitor de cartões e o teclado numérico não estão bem encaixados, isso pode indicar a instalação de artefatos de captura de dados sigilosos. Na menor dúvida, utiliza outro caixa ou agência. “Nunca aceite ajuda de estranhos”, quadrilhas especializadas se beneficiam da boa fé das pessoas para capturar dados pessoais e solicitar créditos em nome de outras pessoas.

 

O POVO - Como deve ser uma operação online segura?

Pedro Prudêncio - Alguns bancos trabalham um programa chamado de “módulo de proteção”, que é instalado no seu computador e garante que as informações trocadas com o site serão realizadas de forma segura e não serão capturadas. A utilização do “teclado virtual” hoje é posto em dúvida por algumas instituições, porém é mais um item de segurança e dificulta a ação dos fraudadores. Por fim, o banco deve optar por cadastrar os computadores que poderão realizar transações financeiras.

 

O POVO - Os dispositivos móveis, como smartphone e tablete, crescem na utilização dos serviços bancários. Quais os cuidados, nesse caso?

Pedro Prudêncio - Prefira instituições que dão acesso ao sistema bancário através de aplicações específicas para aquele dispositivo. Todas as formas de autenticação e cadastramento realizada com computadores também servem para dispositivos móveis.

 

O POVO - Há bancos que utilizam um segundo fator de autenticação, como senha de letras. Qual a importância da autenticação nas operações bancárias?

Pedro Prudêncio - Prefiram bancos onde sistemas de autenticação sejam combinados, isso aumentará ainda mais a sua segurança. Alguns bancos já utilizam outros fatores de autenticação em adição apenas do cartão e senha. Métodos de autenticação se beneficiam de artefatos que o usuário possua e somente ele possua. Exemplos disso são os chamados “tokens” em papel (geralmente uma matriz de senhas) ou digitais (dispositivo que muda a senha a cada curto espaço de tempo).

 

E agora?


ENTENDA A NOTÍCIA


Ao mesmo tempo em que a tecnologia traz comodidades para o consumidor e clientes de bancos, apresenta desafios de segurança a serem superados. A busca das empresas é em garantir confiabilidade ao cliente

 

SERVIÇO

 

Cartilha de segurança na internet

Site: http://cartilha.cert.br/

 

Resumo da série

O POVO mostrou na série Segurança Bancária os principais golpes aplicados, os detalhes de segurança para uso do cartão de crédito, caixa eletrônico, internet, aparelhos móveis, cheques e compras online. Apresentou qual o prejuízo dos bancos com golpes, quanto investem em tecnologia da informação e quem paga essa conta.

> TAGS: economia
Andreh Jonathas andreh@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia