[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A espiritualidade nas organizações | Economia | O POVO Online
ANÁLISE ECONÔMICO 02/01/2013

A espiritualidade nas organizações

"No contexto do trabalho, a espiritualidade não está ligada a Religião. Representa uma nova forma de humanização do trabalho e de autorealização no ato de trabalhar."
Compartilhar

Historiadores apontam que a próxima revolução que impactará as empresas não será fundada na ciência e nem na tecnologia. Ocorrerá no plano da espiritualidade. Não no sentido religioso. Mas na busca do transcendental, de experiências fora do campo existencial do dia a dia, de relações harmônicas com a natureza, de ligações genuínas entre pessoas e da elevação do nível de consciência social. Mas o tema ainda soa postiço para o mundo dos negócios: há compatibilidade entre espiritualidade e lucratividade?

No contexto do trabalho, a espiritualidade não está ligada a Religião. Representa uma nova forma de humanização do trabalho e de autorealização no ato de trabalhar. Empresas que adotam uma cultura espiritualizada reconhecem que as pessoas possuem uma vida interior, que alimenta e é alimentada por um trabalho com significado e propósito. Assim, a organização vem estabelecer-se como mais uma instituição provedora de sentido e de busca por identidade social pelo trabalho.

 

Essa perspectiva organizacional vincula-se a uma postura humanista diante do mundo e tem posto em cheque o mito da racionalidade, em que a empresa bem gerida precisa se libertar de sentimentos. A gestão tem evoluído para modelos participativos, descortinando campos para investimentos afetivos, emocionais e espirituais. Muitas empresas têm adotado a axiologia transcendental, priorizando valores como paz interior, respeito e equilíbrio entre vida profissional e privada.

 

Organizações espiritualizadas possuem um forte sentido de propósito. Nelas o lucro, embora importante, não constitui o valor essencial. As pessoas gravitam em torno da sua efetiva contribuição para transformar a sociedade. Essas empresas não são meras provedoras de emprego. Valorizam o ser humano e nelas predominam a confiança e o respeito mútuos, não havendo espaço para abusos e assédios morais. Adotam práticas humanistas no trabalho, como horários flexíveis, recompensas coletivas, limitação de diferenças salariais e de status, autonomia dos funcionários e garantia de direitos trabalhistas. Não impedem a expressão das emoções e dos sentimentos das pessoas, que podem fazê-lo sem medo de reprimenda.

 

Apesar das vantagens, o tema ainda é visto como paradoxal. De um lado, acirram-se as formas de precarização do trabalho (instabilidade, desemprego, terceirização). Do outro, consolida-se a gestão baseada na escuta, na flexibilidade e na participação. Ao gestor de RH cabe discernir como essa variável pode ser introduzida na empresa diante da dimensão conflituosa: lucro versus apropriação de valor versus humanização. Embora não elimine a precarização do trabalho, a cultura da espiritualidade funciona como uma condição mitigadora dos seus efeitos.

 

Pádua Araujo

PhD em Administração e professor da Unifor

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia