[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A arte de sonhar no mundo dos negócios | Economia | O POVO Online
Performance 22/12/2012

A arte de sonhar no mundo dos negócios

Agências de intervenções artísticas, performance e contação de histórias trazem para as artes um novo nicho de mercado, na esfera dos eventos. São grupos que se apresentam em empresas e conquistam mais clientes
Compartilhar

Atuando como um quarto setor, os eventos lançam um novo nicho de mercado para os profissionais das artes cênicas, circenses, dança e demais manifestações artísticas - além dos palcos, TV e cinema. Agências se especializam em oferecer números temáticos e personalizados para empresas e eventos, conforme o desejo do cliente. O direcionamento para o mercado, no entanto, exige novo formato no relacionamento com o público e na prestação do serviço. O principal desafio está em desconstruir estigmas que cercam essas profissões.

 

Com cinco anos de experiência, a Blitz Intervenções tem suas raízes no teatro. Todos os irmãos Feitosa - Jadeilson, Jaderson e Jailson - tinham envolvimento com os palcos, antes da agência. A ideia de montar a empresa surgiu a partir de uma concorrência para apresentação em uma convenção de uma empresa. Entre grupos de todo País, eles venceram.


“Ter um capital inicial foi o mais complicado, porque a gente ainda estava criando o conceito de uma agência que, até então, não existia em Fortaleza. Queríamos também respeito ao trabalho do artista. Eu precisava fazer com que o meu cliente entendesse o que está por traz de todo aquele número”, explica Jadeilson, diretor de criação. Com os recursos iniciais, investiram na divulgação da empresa, através de cartões de visita e universo online.


Aos poucos o negócio foi tomando corpo. De 2007 a 2011, os eventos passaram de 12 por ano para mais de 200. Em julho de 2012, os irmãos resolveram sair do trabalho em casa para uma sede fixa, com setores específicos de figurino, administrativo, pessoal, criação, entre outros. “Precisávamos de um planejamento estratégico para um espaço maior. Nossos gastos triplicaram, mas em compensação os eventos também. Além do que, seria bem melhor para organizar nosso público interno”.


O repertório da Blitz é variado, com esquetes, recepção de eventos, intervenções temáticas, cerimonial de abertura, apresentações artísticas. No cadastro de artistas, cerca de 200 profissionais, entre pernas-de-pau, acrobatas, malabares, contorcionista, cantores, mestre cerimonialista, bailarinos, modelos, atores. “Se o cliente diz que quer uma pessoa descendo de helicóptero, a gente vai atrás” brinca Jadeilson.


A empresa atua em três linhas de frente. No ramo de formatura, eles organizam aula da saudade, apresentações para a noite de gala, brincadeiras. Já no campo social, trabalham com festas de 15 anos e festas temáticas; Por último, vem a expertise da agência, que é o universo corporativo. “As empresas têm necessidade de se comunicar com seus colaboradores, e a gente entra pra reforçar isso”. Os temas podem ser sugeridos pela empresa, como em datas comemorativas, segurança no trabalho, segurança da informação, bem-estar no ambiente corporativo.

 

Arranjo

O diferencial do serviço é baseado no planejamento. Tudo começa às segundas-feiras, com reuniões fixas, que fazem brotar um banco de ideias. Com projeto e roteiro em mãos, o próximo passo é o orçamento. Em média, um esquete pode variar de R$ 1.500 a R$ 5.000.

 

O recrutamento e relacionamento com o público interno também estão entre as preocupações da Blitz. A cada mês, existe um dia de casting para seleção e avaliação das habilidades dos candidatos. A remuneração pode variar conforme a experiência, formação, renome e tempo de trabalha junto à empresa.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Artistas desenvolvem métodos próprios para não depender de editais e ampliar o campo de atuação. No mundo dos eventos, eles estruturam agências especializadas em atender a inciativa privada.

 

Serviço

 

Blitz

Endereço: Rua dos Milagres, 24 - Sala 8 Aldeota-

Telefone:(85) 3099 6223 / (85) 8801.7226 / (85) 8663.2183

Site:www.blitzintervencoes.com.br

Grupo Encantos

Telefone: (85) 9987.3107 / 8899.9022

e-mail: encantosgrupo@gmail.com

Bárbara Almeida
Compartilhar
espaço do leitor
Janaina Maia 22/12/2012 09:06
Eu tive o prazer de participar de um evento produzido pela Blitz Intervenções e fiquei impressionada com o profissionalismo e dedicação dos artistas com o público. Parabéns aos irmãos Feitosa. Janaina Maia - São Paulo
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia