[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] As melhores e maiores empresas cearenses | Economia | O POVO Online
Prêmio Delmiro Gouveia 03/12/2012

As melhores e maiores empresas cearenses

A solenidade de entrega da premiação acontece, hoje, às 20h, no La Maison Dunas. O Prêmio promove à transparência entre as empresas, fazendo a análise dos balanços contábeis das companhias cearenses
IGOR DE MELO
Solenidade de entrega do Prêmio Delmiro Gouveia realizada no ano passado
Compartilhar


As maiores e as melhores empresas cearenses serão conhecidas na noite de hoje, durante a entrega do Prêmio Delmiro Gouveia 2012. A premiação, que chega à 12º edição, é realizada pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo de Comunicação O POVO. Neste ano, segundo os organizadores, mais de 200 empresas concorrem ao prêmio. De acordo com Raimundo Padilha, coordenador do Prêmio Delmiro Gouveia, a premiação leva em consideração os balanços apresentados pelas empresas, um incentivo à transparência.


Segundo Padilha, a transparência significa amadurecimento para as empresas. “Quando ela se torna transparente, é como se ela estivesse desinibida. Ela verifica que aquelas informações que ela vinha prestando para os bancos, ela pode fornecer para o mercado de ações ou debêntures. A empresa diz eu sou adulta e qual é o problema de apresentar os meus números e conseguir recursos”, explica o coordenador.


Além disso, segundo Padilha, a premiação garante às empresas grande visibilidade, fato que pode contribuir para a capitalização ou a prospecção de novos negócios. “Elas se tornam mais visíveis à medida que isso circula nacionalmente. Os players de mercado, quando visitam o Ceará, procuram justamente essas empresas”, afirma Padilha.


Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE), Cassius Coelho, a sociedade tem buscado conhecer mais a fundo os números das empresas. “Esse prêmio é importante, porque ele incentiva às empresas a apresentarem, por meio das demonstrações contábeis, os seus números e seus resultados”. Conforme Cassius, outro fator relevante da premiação é o reconhecimento dos profissionais de contabilidade. Para o presidente do CRC-CE, “o reconhecimento acaba se transformando em melhores remunerações, além de melhorar a empregabilidade. Eles estão aí sendo reconhecidos, o que os tornam mais disputados pelo mercado e pelas empresas de uma forma em geral”.


Além da premiação para os profissionais de contabilidade, o Prêmio Delmiro Gouveia inclui quatro categorias onde as maiores e as melhores empresas do Ceará são reconhecidas. “É bom lembrar que as maiores empresas não são avaliadas apenas em função do faturamento, mas também levamos em conta o volume de investimento realizado e o volume de tributos pagos. Então, existe uma cesta de indicadores de grandeza que ensejam quais as maiores empresas do Ceará, porque não basta o faturamento”, explica Raimundo Padilha.


De acordo com o diretor de Projetos Especiais do O POVO, Cliff Villar, os critérios de avaliação da premiação permanecem os mesmos desde a primeira edição. “É um prêmio que está chegando a 12ª edição com o mesmo modelo de critérios, baseado nas demonstrações financeiras das empresas”, explica Villar. Segundo ele, “o Prêmio Delmiro Gouveia contribui para o amadurecimento do mercado empresarial cearense”.


Reconhecimento

Um dos destaques da premiação é o reconhecimento das empresas com o melhor desempenho na área social. Para o diretor da Servis Segurança e um dos premiados da categoria no ano passado, Luiz Eduardo Girão, “a empresa do terceiro milênio não tem como não investir na área de responsabilidade social. É a única saída no momento de crise profunda que nós vivemos na sociedade”. Para o empresário, “participar de um prêmio como esse já é motivo de muita honra”.

 

Para Alan Santos, diretor financeiro da Marcosa, empresa premiada na edição de 2011 na categoria de melhor desempenho econômico-financeiro, a premiação é um importante reconhecimento para a área empresarial. “Considero o Prêmio Delmiro Gouveia um dos mais importantes prêmios empresariais do Ceará. Ele representa um atestado da solidez e saúde financeira das empresas, chancelado pelo respeitável Grupo de Comunicação O POVO”.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


As maiores e melhores empresas do Ceará serão premiadas, hoje, às 20h, no La Maison Dunas. As empresas concorrem em quatro categorias. O Prêmio também reconhece o trabalho dos contabilistas.

 

SERVIÇO

 

Prêmio Delmiro Gouveia 12ª edição

(Evento para convidados)

Quando: Hoje, às 20 horas

Onde: Salão Cidade, do La Maison Dunas (Av. Eng. Luiz Vieira, 555, Dunas, Fortaleza - CE)

 

Saiba mais


A primeira edição do Prêmio Delmiro Gouveia foi realizada em 2001, a partir de uma parceria entre o Grupo de Comunicação O POVO, sob a presidência de Demócrito Dummar, com a Bolsa de Valores Regional do Ceará, presidida, na época, pelo economista Raimundo Padilha, atual coordenador da premiação.


O Prêmio Delmiro Gouveia é dividido em cinco categorias: Melhores empresas em desempenho econômico-financeiro; Melhores empresas em desempenho social; Maiores empresas; Contabilistas homenageados; e Destaque Sebrae.


A empresa escolhida como “Destaque Sebrae” é avaliada a partir de dados fornecidos pelo Sebrae Ceará. São levadas em consideração informações sobre os investimentos na área social, quantidade de empregados e faturamento.

 

> TAGS: economia
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia