[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Mercado eleva projeção pela 16ª semana seguida | Economia | O POVO Online
Inflação para este ano 30/10/2012

Mercado eleva projeção pela 16ª semana seguida

A projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela 16ª semana seguida, ao passar de 5,44% para 5,45%
ETHI ARCANJO
Segundo economistas, alta nos preços de alimentos como o tomate, por exemplo, preocupa o mercado
Compartilhar

Pela 16ª semana seguida, a projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, foi elevada. Passou de 5,44% para 5,45%, segundo boletim Focus, do Banco Central (BC). Para o próximo ano, a projeção para o IPCA passou de 5,42% para 5,4%.

 

As estimativas estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.


Para outubro, os analistas elevaram a taxa oficial da inflação de 0,55% para 0,56%. Esta é a terceira elevação consecutiva das expectativas, que, há um mês, estavam em 0,50%. A taxa de novembro não teve alteração e se mantém em 0,52% - estava em 0,53% há quatro semanas.


No caso da mediana das projeções suavizadas para o IPCA em 12 meses, foi registrado uma queda de 5,41% para 5,40%. Esta é a sétima revisão para baixo que o mercado financeiro faz das projeções para esse indicador nessa direção.

 

Redução

O economista e consultor empresarial José Maria Porto disse acreditar que não há expectativa de que as taxas comecem a ser reduzidas nos próximos meses.“Não há perspectiva de redução de inflação. O problema é esse”, destacou. Segundo Porto, o que mais preocupa é a inflação dos preços dos serviços e a elevação do preço dos alimentos.

 

O Governo, segundo Porto, tradicionalmente utiliza a taxa básica de juros (Selic) para controlar a inflação, mas vem sendo utilizada como política e não monetária.


“Tenho observado que há um certo descolamento disso porque o Governo começou a usar juros para estimular a economia”, destacou. O resultado pode ser uma pressão maior no preço no atacado, encarecendo o produto final.


Ele disse ainda que o consumidor vem sentindo a elevação dos preços, principalmente nas compras de alimentos.


Apesar das perspectivas, ainda não há motivo de preocupação, segundo o professor da Universidade Federal do Ceará, Assuero Ferreira. Ele destacou que a inflação está sob controle. Apesar de superar a meta de 4,5%, ainda deve ficar abaixo de 6%.


Ferreira disse ainda que a alta de inflação é pressão dos alimentos e que o câmbio não influenciou na previsão. “Normal. Não há nenhuma pressão significativa de que vai explodir a inflação”, destacou. (Teresa Fernandes, com agências)


Números


5,45% é a projeção de analistas para a inflação medida pelo IPCA, em 2012.

 

0,56% é a projeção para outubro. Os analistas haviam elevado a taxa oficial da inflação para 0,55%.

 

1,54% é a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, segundo relatório Focus.

 

Serviço

 

Confira estudo na íntegra

Site: www.bcb.gov.br/htms/relinf/direita.asp?idioma=P&ano=2012&acao

Ano=ABRIR&mes=09&acaoMes=ABRIR

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia