[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Montadora chinesa desiste do Ceará | Economia | O POVO Online
Novo destino: Bahia 13/09/2012

Montadora chinesa desiste do Ceará

A dificuldade para encontrar sócios no Ceará fez com que a chinesa Foton preferisse investir na Bahia. Com engajamento do governo baiano, US$ 300 milhões serão investidos em Camaçari, gerando 1.000 empregos
Compartilhar


Devem aportar na Bahia os US$ 300 milhões que a chinesa Foton cogitou investir no Ceará, levando a naufrágio os 1.000 empregos diretos que poderiam ser gerados aqui. Maior empresa de veículos comerciais e pesados do mundo, a Foton assinou acordo com o governo baiano para construção de uma fábrica de ônibus no complexo de Camaçari, em detrimento do Pecém.


A dificuldade em fechar acordo com sócios no Ceará levou a empresa a instalar sua fábrica na Bahia, em parceria com a Mater Participações, segundo afirmou uma fonte ligada ao grupo chinês. A fonte alega que empresários cearenses manifestaram interesse em uma sociedade com a Foton, mas não deram seguimento nas negociações. “Estou assustado com o Estado de vocês. Os empresários daí não têm uma postura correta, não falam nada de concreto. Nem dizem se interessa ou não o investimento”.


Adece

Apesar de deixar claro que o entrave para o investimento no Ceará foi a postura dos empresários, a fonte diz que o governo cearense não teve a mesma proatividade que os baianos. “Estamos conversando com o estado da Bahia, o governo de lá nos chamou para conversar. Aqui tivemos vantagem do Estado ser mais ativo que aí”. Segundo diz, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) foi procurada para intermediar as negociações com o empresariado local, mas não obteve retorno.

 

Cláudio Frota, diretor de atração da Adece, diz que o órgão foi procurado por alguém que se dizia representante da empresa no Brasil e chegou a entregar-lhe um documento, oficializando a política de incentivos do Estado. Ele alega, entretanto, que não houve segurança quanto à legitimidade do representante.


“Essa pessoa não apresentou credencial da empresa, nem procuração, nada. Só um catálogo de produtos. Ele não tinha nenhuma informação econômica sobre a Foton. Ainda assim, nós atendemos”, afirma Frota. Essa insegurança teria sido a causa para desistência dos empresários cearenses e a dificuldade da Adece em intermediar as negociações, segundo Frota.


Questionado sobre a causa pela qual o Estado não foi diretamente ao grupo chinês, o diretor da Adece conta que não conseguia contato com a empresa, com o representante se dizendo responsável pela decisão do investimento. “Você não consegue acesso a empresas dessa forma. Tínhamos que mapear os contatos, mas não tínhamos manifestação de interesse para isso”, diz Frota.


Além da Foton, o grupo paraibano Caoa preteriu o Ceará na instalação de uma montadora Hyundai. Depois de confirmar ter estudos para investir no Ceará, a empresa disse que a nova fábrica deve ficar na Paraíba. Frota diz que a Adece não foi procurada pelo Caoa, também não foi em busca dos investidores. Ele alega uma insegurança jurídica acerca da montadora como causa. “Tem uma questão de direito de marca entre Caoa e Hyundai”, ele explica.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Foton é a pioneira na fabricação de veículos comerciais na China. Também é a maior do mundo na produção de veículos comerciais e pesados. No Ceará, a Foton montaria ônibus, inclusive elétricos.

 

Saiba mais

 

A chegada da Foton na Bahia


O investimento da Foton na Bahia foi anunciado pelo governador Jacques Wagner.


A previsão é que a fábrica comece a operar no final de 2013.


O diretor da divisão de caminhões da Foton no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, em entrevista à Folha, afirmou desconhecer o projeto, mas confirma o interesse da empresa na Bahia.


Nathália Bernardo _
Compartilhar
espaço do leitor
Jose Luciano Muniz Lima 14/09/2012 12:48
Pra fazer iguais aos Coreanos que construíram uma fábrica de máquinas de costura lá no Acarape na era TASSISTA? Pegaram a grana, construiram um galpão e levaram o troco que era nosso. Capitalista que é capitalista banca seu príprio negócio. Vão tarde>
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Incompetência 14/09/2012 11:30
ADECE cabide de empregos ! ! ! Quanta incompetência ! Em um EStado sério esse Cláudio Frota seria despedido ! Perguntinha inocente o cargo desse indivíduo incompetente é em comissão ???
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eduardo Aguiar 14/09/2012 04:19
SAUDADES DO TASSO, ESSE SIM BATALHAVA INVESTIMENTO... MAIOR POLITICO DA HISTORIA DO CEARA
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Yuri 13/09/2012 19:09
É uma pena não profissionalizarmos os instrumentos de captação de investimentos de médio e grande porte como estes!!! Impressionante o baixo nível da justificativa. Para mim incompetência pura.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Thiago 13/09/2012 14:19
Governo irresponsável esse! Essa ADECE é só cabide de emprego para incompetentes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia