[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Grandes investimentos atraem cadeia produtiva | Economia | O POVO Online
Complexo 02/09/2012

Grandes investimentos atraem cadeia produtiva

Mesmo antes de começar a operar, siderúrgica e refinaria começam a atrair ao Pecém empresas do mesmo ramo de atuação, interessadas em reduzir custos. O que significa mais empregos, mas também mais demandas
FOTOS EDIMAR SOARES
As obras físicas da Companhia Siderúrgica do Pecém começaram em 16 de julho. Com investimento de US$ 5,1 bilhões, a CSP levará a uma alta de 48% do PIB industrial do Ceará, quando estiver funcionando
Compartilhar

Os mil trabalhadores que hoje fazem parte das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) constroem também uma cadeia produtiva metal mecânica no Ceará. A Refinaria Premium II não foi muito além da pedra fundamental lançada pelo então presidente Lula em 2010, mas já é combustível para que novas empresas se instalem no Estado.

 

Apesar de ter vendidas para o exterior as 3 milhões de toneladas de placas de aço que produzirá por ano em sua primeira fase, o presidente Marco Chiorboli destaca que a CSP poderá fornecer insumo para a indústria cearense em sua segunda fase, quando dobrará sua capacidade. Segundo ele, a ampliação não tem data prevista para começar, mas diz não acreditar que aconteça antes de 2017. “Para isso, a usina deve estar operando com determinada capacidade, com uma situação específica no mercado mundial”.


As incertezas não impedem a atração de empresas que têm as placas de aço como insumo. A espanhola Añon aguarda licença para instalar uma laminadora em Caucaia e o grupo Aço Cearense estuda implantar uma indústria do tipo no Pecém. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria Metal Mecânicas no Ceará, Ricart Pereira, o setor aposta em ficar com parte da produção da CSP no Ceará. “Basta negociação e o governador Cid Gomes tem demonstrado alta capacidade de negociar, de atrair. É burrice mandar para a Coreia se nós podemos fazer aqui” diz.


Segundo Ricart, o interesse maior do setor é ter a laminação no Ceará, produto de maior valor agregado. “Se não comprarmos da CSP, compraremos de outro”. Ele explica que o Ceará importa cerca de 1 milhão de tonelada de aço plano, do total apenas metade é usado pela indústria local, e o que sobra é enviado para outros Estados. Para algumas indústrias, conforme diz, é mais vantajoso comprar do Ceará que de São Paulo. Isso se deve a localização e infraestrutura portuária para importação, além do preço do frete da carga que sai do Estado. “Temos vantagem de que, daqui para Sul-Sudeste, sai 30% mais barato que trazer de lá para cá”.


Chiorboli frisa que a formação de uma cadeia produtiva puxada pela CSP é inevitável, com o fornecimento de insumos para a Siderúrgica. ”A CSP demanda determinados produtos e serviços. Queremos que a maior parte possível seja fornecida pelo Ceará”. Ele diz que ainda não há contrato com nenhuma empresa, o que só deve ser fechado mais próximo ao início da produção. A compra de matéria prima também pode ser feita do Estado, de acordo com ele. “O Ceará produz calcário. Podemos comprar para usar como matéria-prima”. O minério de ferro, principal insumo da CSP, também é produzido no Ceará, no município de Quiterianópolis. (Nathália Bernardo)

 

Números


5,1 bilhões de dólares é o valor previsto para investimento na Siderúrgica do Pecém

 

48% será o impacto da produção da CSP no Produto Interno Bruto da indústria cearense

 

Saiba mais

 

Pacto pelo Pecém

O Pacto Pelo Pecém, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos do Ceará, da Assembleia Legislativa, reúne entidades que visam estudar o desenvolvimento sustentável na implantação do CIPP.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos, Rosana Garjulli, explicou que a estrutura da região está sendo analisada e que problemas como a falta de habitação e saneamento básico já foram verificados.


Nathália Bernardo _
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia