[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fundos específicos para cada tipo de empresa | Economia | O POVO Online
INVESTIMENTOS 30/08/2012

Fundos específicos para cada tipo de empresa

Compartilhar

 

O economista Alípio Leitão, diretor da Mesometrica Análise, explica que existem duas categorias de fundos de investimento: Fundos de Capital de Risco (seed capital e venture capital) e os private equity (Participação Privada), estes registrados e autorizados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde podem ser identificados sob a denominação de Fip (Fundos de Investimentos Participativos).


Os private equity têm como alvo as médias e grandes empresas. “Quando você vir grandes processos de fusão e aquisição envolvendo faculdades, setor de varejo ou empresas Ltdas, são estratégias dos fundos private equity”, afirma Leitão. “São esses fundos que vão atrás dos compradores e vendedores para a concretização do negócio”.


No Ceará, negócios como a venda da Ypióca para a Diageo e a alteração do processo corporativo ocorrido na faculdade Estácio Fic, por exemplo, foram ações de Fip. “No Ceará, ainda não vieram à tona quase uma dezena de negócios do tipo fusão e aquisição, que ainda estão sendo discutidos”, relata o economista.


Os fundos seed capital/ seed money são voltados a investimentos em negócios embrionários. “No Ceará, é o caso da BioClone e da Sabor Tropical, que saíram de incubadoras da Embrapa Agroindústria Tropical e já andam com as próprias pernas. Elas receberam recursos do fundo Criatec”, afirma Ana Patrícia Montenegro, gerente executiva do Banco do Nordeste (BNB), responsável pela gestão de investimentos em fundos especiais do banco.


Segundo Leitão, nesse caso, não precisa ser, obrigatoriamente, uma empresa que começou agora. “Há empresas com 10 anos de criação que ainda não têm característica de corporação”, afirma.


Já os fundos de venture capital são voltados a empresas ou negócios em fase corporativa inicial. “Geralmente são novos negócios de empresas já em atuação, mas que se mostraram promissores, como um setor de logística que teve sua função transformada em uma nova empresa”, explica Leitão.

 

Números


100

milhões de reais foi o valor investido pelo Fundo Rio Bravo Nordeste II em cinco empresas do Nordeste

 

300

milhões de reais é quanto o Fundo Rio Bravo pretende investir nos próximos anos em empresas do CE, BA e PE

 

250

empresas do Nordeste se candidataram a receber investimentos do Fundo Rio Bravo em três anos, 45 delas do Ceará. Apenas cinco empresas conseguiram os recursos

 

Investidores


Fundos com interesse em investir em empresas cearenses


KFW Bankengruppe do Brasil (SP-SP)


Paul Capital (SP-SP)


Rio Bravo Investimentos (SP-SP)


Siguler Guff Gestora de Investimentos Ltda.


Banco BTG Pactual (SP-SP)


Pátria Investimentos (SP-SP)


Global Equity Administradora de Recursos S/A (RJ-RJ)


Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda (RJ-RJ)


Antera Gestão de Recursos Ltda (RJ-RJ)


Todos esses gestores são membros da (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) que declararam investir ou ter interesse em investir no Ceará.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia