[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Com parceiro, Petrobras pode adiantar Refinaria | Economia | O POVO Online
Cid Gomes 06/08/2012

Com parceiro, Petrobras pode adiantar Refinaria

A questão indígena ainda não foi resolvida e a Petrobras busca agora uma empresa parceira para que o projeto avance. A GS Caltex da Coreia do Sul é a principal aposta para que a refinaria fique pronta antes de 2017
KLÉBER A.GONÇALVES
Cid buscar parceiro para compor a Refinaria Premium II
Compartilhar


Há exatos 18 meses, a refinaria Premium II do Pecém foi lançada pelo governador Cid Gomes e pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva. A pedra fundamental cravada no terreno, em Caucaia, parecia uma promessa de “agora vai”. Passado esse tempo, pouco avançou. A questão indígena ainda não foi resolvida e o governador agora busca parcerias com empresas de outros países para que o projeto possa avançar. A Coreia do Sul é a principal aposta.


Cid Gomes, em entrevista a O POVO, explicou que a empresa deverá colaborar com o projeto da Petrobras principalmente em expertise, mas não está descartada a possibilidade de participação financeira. “A Petrobras tem condição de entregar a refinaria em 2017, mas pode ser antes se tiver outra empresa”, disse.


Conforme O POVO Online adiantou em matéria da última sexta-feira, o governador cogita a possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento de refinarias. Por isso, Cid Gomes deverá visitar a empresa em setembro próximo com uma comitiva.


Segundo ele, o mais importante, de fato, é o conhecimento na construção de refinarias. “Pelo que vejo, o mais necessário é a expertise. O Brasil não tinha projeto de refinaria há 34 anos”, lembrou.


O governador disse ainda que chegou a procurar referências sobre empresas na China e na Índia também, mas não com a mesma qualidade da coreana. “Tomei conhecimento de que esta empresa da Coreia é uma das primeiras do mundo. Tem muita qualidade”, destacou. Cid Gomes explicou que a recomendação foi de empresários da Dongkuk, empresa coreana responsável pela siderúrgica. No último dia 16, ele se reuniu com empresários da companhia.


Fora dos Planos

Na última apresentação do plano de negócios da Petrobras, a Premium II foi confirmada entre os projetos com o cronograma reavaliado por falta de garantias. O terreno, por exemplo, ainda está com pendências junto à Funai.

 

Em 11 de julho, na sede da Petrobras, o governador se reuniu com a presidente da estatal, Graça Foster, para esclarecer que o Plano de Negócios 2012-2016 contempla a Refinaria cearense. Gomes disse que, no encontro, pediu a ela autorização para procurar no exterior um parceiro experimentado na elaboração de projetos e construção de refinarias.


“Saí da reunião convencido de que é fundamental um parceiro porque a Petrobras vive um período de grandes investimentos. Ninguém tem todo o capital do mundo. Há a necessidade de um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino”, disse o governador na ocasião.


Dias antes, acrescentou ele, conversara sobre o assunto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que, em entrevistas, já falara favoravelmente sobre a possibilidade de parcerias. (Com informações do jornal O Estado de São Paulo)

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Apesar de atrasadas, as novas refinarias estão mantidas pelo governo federal. Na apresentação do plano de negócios da estatal, no dia 25 de junho, a presidente Graça Foster disse que todas são necessárias.

 

Saiba mais


As obras da refinaria deveriam ter começado em 2009. No entanto, o terreno ainda precisa de um aval da Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão não concede a anuência às obras enquanto não for concedido terreno para grupo de cerca de 150 famílias que se declara da tribo Anacé. As famílias não habitam a área de 1.940 hectares destinadas à refinaria, mas se organizaram para reivindicar área para onde se mudariam.


Números


R$ 11 bi

é o valor orçado para Refinaria Premium II. Montante será revisto, segundo a Petrobras

 

300 mil

barris de petróleo por dia é a capacidade planejada de processamento da Premium II

 

Compartilhar
espaço do leitor
Amarilio Dantas 06/08/2012 07:02
Interessante como são as coisas aqui no Ceará, o Governador é de uma incompetência cavalar entregar o terreno a Petrobras e agora que ter a competência para arranjar um sócio para Petrobras, só pode ser piada mesmo!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Amarilio Dantas 06/08/2012 07:00
Interessante como são as coisas aqui no Ceará, o Governador é um incompetente para simplesmente entregar o terreno a Petrobras e agora que ter a competência para arranjar um sócio para Petrobel, é muitooooooooooooa
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia