[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Trabalhador formal é 40% dos usuários de ônibus | Economia | O POVO Online
VALE-TRANSPORTE 01/08/2012

Trabalhador formal é 40% dos usuários de ônibus

Compartilhar


O sistema de transporte coletivo de Fortaleza arrecadou R$ 45,5 milhões no mês de maio de 2012. Foram 26.119.874 pagantes. Desse total, 10.489.265 pagaram por meio de vale-transporte (40,16%), o que representa um retrato dos trabalhadores na Capital, que dispõem do benefício do vale, analisa o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim.


Faz parte desse universo a trabalhadora formal Tacilia de Sousa e Silva, 29. Desde os 18 anos, ela se desloca para o trabalho por meio de ônibus. “Saio da Avenida Oliveira Paiva para a Washington Soares todo dia. Levo cerca de 25 minutos”, conta. Para Tacilia, o sistema de ônibus melhorou ao longo do tempo. Afirma ter mais opções de coletivos.


Comprar um automóvel é uma meta, mas afirma que não vai deixar de utilizar o ônibus para ir ao trabalho. “A economia é grande e não tenho que me preocupar com estacionamento no trabalho. Vou usar o carro mais para lazer”, diz.


Em outro dado, o recorte preocupa. A quantidade de usuários que pagam a passagem em dinheiro (10.084.296) significa 38,61% do total. “Na nossa avaliação, essa quantidade que paga inteira em dinheiro é aquele trabalhador informal, aquela pessoa que não tem vínculo empregatício, aquela que é mais penalizada quando há reajuste de tarifa”, comenta. Foram ainda arrecadadas 5.546.313 de meias passagens, 21,23% dos usuários. (AJ)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia