[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Aliança entre o empreendedorismo e a técnica | Economia | O POVO Online
ADMINISTRAÇÃO 14/07/2012

Aliança entre o empreendedorismo e a técnica

Compartilhar


Desenvolver características de um empreendedor é tão importante quanto possuir as características técnicas. Fazer um planejamento é um auxílio para conhecer o mercado em que o microempresário vai atuar. Segundo Reinaldo Messias, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o tom da empresa é dada pelo empreendedor. “Os pequenos empresários tendem a dar um toque pessoal no seu negócio, mas às vezes isso acaba atrapalhando”, diz.


O comportamento do empreendedor pode interferir nas atitudes dos colaboradores e no ambiente de trabalho de uma pequena empresa. Algumas atitudes podem afetar até o sucesso do negócio.


Para João Cordeiro, professor de empreendedorismo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), a maneira como o empresário se comporta diz muito sobre como é a gestão do negócio: “Procure algo de que você realmente goste. O cotidiano é cruel com aqueles que não acordam diariamente motivados para negócio, que não gostam do ramo ou que delegam responsabilidades. Conhecer um pouco de contabilidade do setor, marketing, compras, vendas, pode ajudar a manter a estabilidade”.


É um problema para a empresa se um cliente ou fornecedor manda um orçamento e ninguém responde. Messias afirma que, se o empreendedor que é preguiçoso e atrasa na entrega dos pedidos, demonstra para o mercado que prazo e eficiência não fazem parte dos valores da empresa. “Além da imagem ruim, dentro do negócio, os funcionários se espelham no chefe. E, se nem ele se esforça para fazer tudo dentro do prazo, não é importante que eles façam o mesmo’’, diz o professor.

 

SERVIÇO

 

Eugênio Celulares

O quê: venda de acessórios e manutenção para celulares, iPods, iPhones e tablets

Quando: segunda a sábado, das 8h às 18 horas

Onde: rua Torres Câmara, 644

Telefone: (85) 8803 4843


MV Celular

O quê: conserto de celulares, iPhones, blackberrys, videogames e venda de acessórios

Quando: segunda a sexta, das 9h às 18 horas

Onde: Rua Desembargador Leite Albuquerque, 720 loja 10

Telefone: (85) 3261 1400

 

Quality Cell

O quê: venda de acessórios e aparelhos telefônicos, manutenção para celulares, smartphones e tablets

Quando: segunda a sexta, das 9h às 18 horas, sábado de 9h às 17 horas

Onde: Av. Dom Luis, 300. Shopping Avenida 1º Piso

Telefone: (85) 3264 9604

 

Saiba mais

 

Capacitação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão, e ajuda sua empresa a se aproximar de parceiros e clientes. As consultorias são presenciais e envolvem estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, além de diagnósticos para situações específicas.

 

Compartilhar

Veja também

O mercado do conserto
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia