[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Receita abre consulta à restituição | Economia | O POVO Online
Imposto de Renda 09/07/2012

Receita abre consulta à restituição

A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda deve ser liberada amanhã pela Receita Federal . Ainda não foram divulgados valores restituídos nem número de beneficiados
DEIVYSON TEIXEIRA
Contribuintes com direito à restituição devem acessar site da Receita
Compartilhar

Depois de pagar o maior lote do Imposto de Renda da história no mês passado, a Receita Federal deve liberar amanhã, 10, a consulta ao segundo lote de restituição deste ano. Ainda não foram divulgados valores a serem liberados e nem o número de contribuintes beneficiados. A expectativa é de que os números sejam divulgados pela Receita hoje.

 

A consulta já deveria estar liberada hoje, o que mostra um atraso no cronograma, de acordo com o assessor da Receita Federal no Ceará, Osvaldo Carvalho. Já o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que a nota com o número de restituições e de contribuintes no lote será divulgada hoje e a consulta estará disponível, provavelmente, na internet amanhã.


O dinheiro será depositado no banco no dia 16 de julho. O calendário de pagamento dos lotes regulares prevê sete liberações. A primeira ocorreu no dia 15 de junho e a última no dia 17 de dezembro.


A maioria dos idosos que deveriam ser restituídos já entraram no primeiro lote, segundo o assessor da Receita Federal, Osvaldo Carvalho. Segundo ele, contribuintes com mais de 60 anos que entrarão no segundo lote serão apenas os que tinham alguma pendência e já regularizaram.


“Um ou outro idoso com pendência sempre tem prioridade. Depois deles, recebem as pessoas que entregaram nos primeiros dias”, disse. Segundo Carvalho, o número de contribuintes beneficiados depende do montante liberado pela Receita Federal.

 

Consulta ao lote

A consulta ao lote de restituições poderá ser feita no endereço da Receita Federal na internet. Será possível também obter informações por meio do Receitafone, no telefone 146. Joaquim Adir informou ainda que serão liberadas da malha fina restituições de declarações dos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008.

 

Caso o valor não seja creditado no dia 16, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil para requerer a restituição ou ligar para a central de atendimento do banco a fim de agendar o crédito nominal em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.


Os contribuintes com direito à restituição poderão receber o aviso da liberação do dinheiro por mensagem de texto enviada para o telefone celular, previamente cadastrado. Para fazer o cadastro, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal.

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


Têm direito à restituição do Imposto de Renda contribuintes que comprovem despesas médicas, pagamento de pensão alimentícia, despesas com educação. As deduções das despesas dependem de vários fatores.

 

Serviço

 

Consulta ao segundo lote do Imposto de Renda

Quando: Amanhã

Onde: No site da Receita Federal

Outras informações: www.receita.fazenda.gov.br

Receitafone, no telefone 146


Compartilhar
espaço do leitor
carla santos do nascimento 10/07/2012 11:31
como saber se tenho direito a restituiçao do imposto de renda?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia