[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Legislação também emperra | Economia | O POVO Online
MEIO AMBIENTE 29/06/2012

Legislação também emperra

Compartilhar


A posição de maior produtor nacional de energia eólica que o Ceará tem poderá ser perdida devido à falta de uma legislação ambiental mais harmônica com os outros estados. É a opinião da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Élbia Melo. Ela diz que outros estados que também estão atraindo investimentos nessa área não têm apresentado tantas dificuldades para implantar usinas.


O presidente da Câmara Setorial de Energia Eólica do Ceará, Adão Linhares, diz que o problema não é na legislação ambiental, mas nas intervenções do posteriores ao licenciamento. “Muitas empresas obtêm a licença ambiental, começam a construir o empreendimento e, de repente, a obra é embargada por um motivo ou outro”, conta. Apesar dos embates, Adão garante que nenhum foi impedido de construir.


De acordo com dados do Ministério Público Federal, no Ceará, existem 19 procedimentos instaurados contra empresas de energia eólica, no Estado, entre procedimentos administrativos, ações civis públicas e inquéritos.


Dentre os principais “entraves”, está a instalação de usinas em áreas de dunas. Élbia Melo diz que a tendência atual da legislação brasileira é que não se permita mais a construção de empreendimentos em área de dunas. “Até porque o custo é muito alto. Mas os que já foram feitos foram autorizados”.


Élbia destaca a força que Rio Grande do Norte e Bahia têm ganhado frente ao Ceará. Mas, para o diretor presidente da Suzlon, Arthur Lavieri, esses três estados e ainda o Rio Grande do Sul têm se revezado de maneira positiva na liderança. “Só mostram o compromisso com a energia renovável”.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia