[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Investigação no BNB é chance para corrigir descaminhos | Economia | O POVO Online
Denúncias 20/06/2012

Investigação no BNB é chance para corrigir descaminhos

Denúncias de irregularidades em operações de crédito abalam o BNB, com demissões e o afastamento de funcionários. Por outro lado, economistas e políticos afirmam que é hora de recuperar a credibilidade da instituição
Compartilhar

 

A Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU) e a auditoria interna do Banco do Nordeste (BNB) investigam denúncias de desvio de recursos de mais de R$ 100 milhões nessa instituição financeira. A Justiça aguarda os resultados das auditorias para determinar procedimentos no âmbito civil, criminal e administrativo. Ao passo que sofre esse grande desgaste, o BNB tem a chance de recompor a credibilidade de quem já figurou entre os mais importantes bancos de fomento da América Latina.


Economistas que já trabalharam no banco e políticos ressaltam a importância de mostrar o que está acontecendo, como forma de propiciar a recuperação do banco, com renovação. Entre eles o economista e aposentado pelo BNB, José Lima Matos, que ressalta a importância de a sociedade saber que o banco não estava em uma boa fase.


“Já faz uns dois, três anos, que tem acontecido problemas no BNB. Institucionalmente, pela mistura política na gestão, está ficando um banco inseguro. O lado positivo é que o banco deve passar por mudanças. A presidente Dilma Rousseff deve mudar a diretoria inteira”, afirma.


Lima Matos destaca que é preciso agilidade nas providências. “Estava sendo discutido o aumento de capital do banco. Com o quadro instalado de insegurança, o BNB vai reduzir a capacidade de captação. Para o Nordeste, que praticamente já não tinha nenhum banco mais próprio da Região, é uma situação muito ruim”, conclui.


Conforme o deputado federal Danilo Forte (PMDB), o BNB tem um histórico que prova a importância da instituição. “A instituição é muito mais sólida do que as pessoas que estão lá. Indiferentemente de quem sejam (os acusados), o importante é que se apure e se punam os que, de fato, tiveram algum envolvimento em ilegalidades”.


O ex-diretor do BNB, Osmundo Rebouças, ressalta que a credibilidade do banco não pode ser afetada por uma minoria que pratica ilicitudes. Comenta sobre denúncias anteriores. “Em geral, as acusações eram de caráter administrativo, mas nunca de natureza de enriquecimento pessoal. Acredito que, ainda hoje, todos os funcionários do Banco são competentes e honestos, com raras exceções.”


Decisões políticas

Sobre as denúncias de interferência políticas nas decisões do banco, Danilo Forte argumenta que a prática não é prejudicial. “Em qualquer instituição pública em qualquer lugar do mundo, a decisão dos seus gestores é uma decisão política. Grandes gestores como Rômulo de Almeida, Raul Barbosa, Mauro Benevides e João Melo foram ótimos presidentes e todos foram escolhidos politicamente, e sempre dentro de um consenso entre os deputados. Quando dá certo, ninguém diz que foi político que colocou”, comenta.

 

Em resposta às acusações de intervenção políticas nas decisões e na escolhas de cargos do banco, o BNB havia afirmado, por meio de nota, que escolhe ocupação da diretoria executiva com base em critério competência, além de privilegiar os funcionários de carreira da instituição.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


O BNB é o principal órgão de fomento do Nordeste, com linhas que financiam desde agricultores até grandes indústrias. Responsáveis pelas fraudes devem ser punidos, mas instituição não pode ser enfraquecida.

 

Andreh Jonathas andreh@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Humberto Alves 20/06/2012 22:47
Cadê o Dep dólares na cueca que manda e desmanda no BNB. Não ser punido? Só os fichinhas são punidos? Até as cores do banco foram mudadas para vermelho como se o banco fosse do PT. Veja a Logomarca do banco que sai na TV é vermelha, as placas com a logomarca que fica nas esquinas de rua é vermelha.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Amaury 20/06/2012 13:44
A culpa disto tudo é a destruição da área de Recursos Humanos do BNB feita por Byron Queiroz e acabada na gestão do Lorota Smith. Hoje gestores do BNB são indicados pelos Superintendentes quase todos indicados por políticos (há excessões) como bem querem e ai de quem lhes desagradar. Esta a verdade.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alci Lacerda de Jesus 20/06/2012 07:31
A AFBNB vem acompanhando essa situação desde as primeiras noticias de envolvimento do Presidente no escandalo dos banheiros e cobrando posicionamento dos órgãos pertinentes: Conselho de Administração, Ministério da Fazenda e Presidência da República. Os funcionários do BNB merecem respeito.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Francisco Ribeiro da Silva Neto 20/06/2012 06:41
O Banco do Nordeste, pelo seu histórico de relevantes serviços prestados à Região, não deve ser confundido com eventuais facínoras, sejam eles empregados ou políticos da malta indicada pelo PT ou qualquer outra agremiação. Cadeia neles.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia