[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Poupança terá menor rendimento da história | Economia | O POVO Online
Redução da Selic 31/05/2012

Poupança terá menor rendimento da história

Pela primeira vez, o rendimento da caderneta de poupança ficará abaixo dos 6% ao ano. A redução da Selic, ontem, para 8,5%, pelo Banco Central, acionou o gatilho que atrela a renda da poupança a 70% da Selic, mais TR
notícia 0 comentários
Compartilhar


Pela primeira vez, desde a sua criação em 1861, a poupança terá rendimento menor que 6% ao ano. O motivo da redução são as novas regras para a caderneta anunciadas este mês pelo Governo Federal, que determina um rendimento de 70% da Taxa Básica de Juros (Selic), mais a Taxa Referencial (TR), quando a Selic chegasse a 8,5%. Esse patamar foi atingido, ontem. O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), em decisão unânime, realizou a sétima redução consecutiva da taxa básica, diminuindo a Selic em 0,5 ponto percentual.


Com a baixa dos juros para 8,5%, passa a valer a mudança do rendimento da poupança, anunciada no começo de maio. A regra, no entanto, vale apenas para depósitos feitos a partir de 4 de maio deste ano. Os depósitos anteriores a essa data continuam a ter rendimento de 6,17%, mais TR. Segundo o economista e diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Ênio Leão, a redução da Selic é benéfica e o empecilho para que ela continue diminuindo foi resolvido com as mudanças na poupança. “A partir de agora, vamos testar um novo sistema de poupança no País”, afirma.


O economista e professor do MBA de Gestão de Risco da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves, diz ser necessário haver mais mudanças, principalmente em relação ao spread bancário (diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro). “O spread bancário tem que cair para baratear o crédito. O governo está até disposto a tolerar um pouco mais de inflação para incentivar o consumo, mas o mercado acha que o consumidor não vai tão ávido às compras”.


Segundo o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, a redução da Selic “é um alento para a fraqueza industrial do País”, que vem mostrando dificuldades desde 2011.


O economista Ênio Leão afirma que, para estimular o crescimento, é necessário resolver outros problemas de infraestrutura e burocracia. “Tornar o crédito mais barato para incentivar o consumo traz algum ganho no curto prazo, mas prejuízo no longo prazo, devido ao endividamento. Não há estimulo à poupança, o que seria muito importante”, argumenta.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A redução da Selic dá impulso ao consumo e ao crédito, além de reduzir o custo da dívida pública, atrelada ao índice. Desde agosto passado, a equipe econômica vem cortando a Selic, que chegou agora a 8,5%.

 

Saiba mais

 

Comportamento da Taxa Básica de Juros (Selic)

18/1/2006 – 17,25%

18/7/2007 – 11,5%

10/9/2008 – 13,75%

22/7/2009 – 8,75%

8/12/2010 – 10,75%

8/6/2011 – 12,25%

7/3/2012 – 9,75%

18/4/2012 – 9%

30/5/2012 - 8,5%

 

Crescimento do PIB brasileiro em 2012

Expectativa do Governo em janeiro - 4,5%

Expectativa do Governo em maio - 3% a 4%

Expectativa do mercado - 2,3 a 2,5%


Como fica o rendimento para quem investe na poupança


Antes

Taxa Selic - 9% ao ano

Taxa da Poupança - 6,17% ao ano + TR


Depois

Taxa Selic - 8,5% ao ano

Taxa da Poupança - 5,95% ao ano + TR

 

Bruno Stéfano bruno@opovo.com.br
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia