[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Divisão do ICMS é vista como proposta paliativa | Economia | O POVO Online
Comércio eletrônico 14/05/2012

Divisão do ICMS é vista como proposta paliativa

Proposta de emenda à Constituição prevê divisão do ICMS entre para compras realizadas pela internet. Especialistas apontam que medida não ajuda no fim da disputa tributária entre as unidades da federação
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº103/2011, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), sobre a cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) nas vendas pela internet, “é uma medida paliativa” e “não resolve” a disputa tributária entre os estados.


A opinião é do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue. Segundo ele, o País precisa de uma reforma tributária que unifique a legislação que trata do imposto sobre consumo cobrado pelos estados.


“Nós temos 27 legislações”, disse Delarue ao citar que cada unidade da Federação cobra o imposto de forma diferenciada. Há muitas diferenças nas regras de alíquotas e isenções tributárias. O volume e a proporção da arrecadação varia bastante, o que dá margem para disputa fiscal.


Para Álvaro Sólon de França, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), “a PEC apenas está disciplinando uma situação que não é contemplada na Constituição de 1988”. Segundo ele, há “unanimidade” de que a legislação tributária no Brasil precisa de uma ampla reforma, “mas tudo que é unanimidade no Brasil não anda”, ironiza. “Todos acham que [a reforma tributária] deve ser feita, porém não conseguem encontrar uma proposta que atenda a interesses díspares”. Sólon de França lembra que o ICMS é o principal imposto cobrado pelos estados, o que agrava as dificuldade de mudança.


A PEC foi aprovada na última quinta-feira, 10, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. (da Agência Brasil)

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia