[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Clube de investimentos: uma porta de entrada para o mercado | Economia | O POVO Online
Ações 30/04/2012

Clube de investimentos: uma porta de entrada para o mercado

Investir no mercado de ações fica mais fácil em grupo, com rateio de decisões e riscos. Para isso, servem os clubes de investimentos. Com até 50 pessoas, as aplicações são decididas em assembleia entre os cotistas
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar


Contra a vertigem causada pelo sobe e desce do mercado financeiro, a promotora de eventos Glória Ribeiro encontrou uma solução. Juntou-se às amigas e formou um clube de mulheres investidoras, com a administração da carteira de ações nas mãos de uma corretora. A conta foi simples: somou investimentos, multiplicou lucros, dividiu riscos e subtraiu preocupações. “Eu tinha vontade de investir, mas tinha receio. É um segmento altamente profissional e eu não tenho conhecimento técnico, nem tempo para acompanhar bem de perto”, diz Glória.


Nadja Chagas, corretora responsável pelas ações do grupo, explica que suas 22 integrantes têm perfil semelhante. Elas não têm pressa, também não querem correr grandes riscos. Poderiam ter aplicado o dinheiro na poupança, mas foi tentadora a ideia de rendimentos maiores, principalmente com alguma segurança.


A carteira de ações foi, portanto, escolhida a dedo. “Só de primeira linha, como Coelce, Gerdau, Vale do Rio Doce e Petrobras”, lista Nadja. O clube chegou a sentir os solavancos da crise, mas Glória está satisfeita: “Ainda assim, ganhamos mais do que se tivéssemos aplicado em poupança”.


Funcionamento

A afinidade, de acordo com o economista José Maria Porto, é fundamental num clube de investimentos, pois as decisões são tomadas em conjunto. Funcionando em regime condominial, o grupo decide os rumos das aplicações em assembleias, nas quais os cotistas têm direito a voto. As diretrizes são determinadas por um estatuto, elaborado e aprovado pelos integrantes. Porto explica que é o estatuto que diz em quanto tempo é possível fazer o resgate, se é necessário fazer aplicações periódicas e em que tipo de ações se deve investir.

 

Os clubes de investimentos são constituídos como pessoas jurídicas, com registro na CVM. O órgão exige a administração do clube por uma corretora, responsável pela burocracia e executora das decisões dos cotistas. Pela administração é paga uma taxa anual que, em geral, varia em torno de 2%, a taxa de corretagem é de 0,5%. Os cotistas podem investir montantes diferentes, com repartição proporcional dos lucros.


Luiz Abdal, administrador e diretor da Expo Money, diz que os clubes de investimentos são excelentes portas de entradas para o mercado de ações, uma escola que forma investidores. “Depois de investir nos clubes, as pessoas costumam alçar voos solos. Nos Estados Unidos, inclusive, é incentivado que se entre num clube antes de investir sozinho”.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Os clubes de investimentos são pessoas jurídicas registradas na Comissão de Valores Mobiliários. Com até 50 integrantes, no qual as decisões são tomadas em assembleias. Lucros e prejuízos são divididos entre os cotistas

 

SERVIÇO

 

Legislação e esclarecimentos

Onde: www.cvm.gov.br

 

Nathália Bernardo _
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia