[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Radiologistas param serviço a partir de hoje | Economia | O POVO Online
Unimed 27/03/2012

Radiologistas param serviço a partir de hoje

Médicos radiologistas prometem parar, a partir de hoje e por tempo indeterminado, o atendimento aos usuários do plano de saúde Unimed Fortaleza. Redução de valor de exames que ultrapassam cota estipulada atingiria clínicas e profissionais
Compartilhar


Cerca de 120 médicos radiologistas que trabalham em clínicas de Fortaleza decidiram não atender, a partir de hoje, os clientes do plano de saúde Unimed Fortaleza. O motivo, segundo informação da Sociedade Cearense de Radiologia (Soceara), é a implantação de redutores nos valores dos exames de imagem, negociados pela operadora no mês de fevereiro com algumas clínicas prestadoras de serviço.


“Uma vez atingido pela clínica um determinado número de exames mensais estipulados, o valor de todos os exames será reduzido entre 5% e 20%”, explica o presidente da Soceara, Carlos Macêdo. O diretor de Provimento de Saúde da Unimed Fortaleza, Luciano Alencar, diz que a cooperativa assinou aditivos com as clínicas para adotarem modelo baseado em economia de escala. Afirma que esse modelo já vem sendo aplicado com redutores que variam de 5% a cerca de 15%.


Alencar cita que o aditivo é legal e que as clínicas devem cumprir o contrato. “A discriminação de qualquer plano fere o Código de Ética e se isso ocorrer eles terão problema com o Conselho Regional de Medicina (CRM)”, adverte. Ele afirma que a paralisação não prejudicará os usuários da operadora porque as maiores clínicas, que respondem por cerca de 70% dos atendimentos de imagem, garantiram que não vão romper os contratos.


Denúncia

Caso isso ocorra, recomenda que o cliente ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que vai redirecionar o paciente. Segundo ele, o fato deve ser denunciado ao CRM e ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE).

 

Sobre as consequências da paralisação, Carlos Macêdo frisa que, com esta medida, a clínica tende a limitar o número de exames realizados, podendo haver dificuldade de acesso para realização de exames pelos usuários. “Os radiologistas, que são os profissionais que executam e interpretam os exames, terão também uma perda direta no ganho mensal, pois a remuneração se baseia em um percentual no valor do exame que a clínica recebe”.


O presidente da Soceara se diz preocupado com o usuário. “Outra preocupação nossa é a de manter pelo menos estável o ganho mensal do radiologista”, completa.


A Agência Nacional de Saúde (ANS) informa que não interfere nas relações entre prestadores e operadoras de planos de saúde. Acrescenta que, nos casos em que há prejuízo para o beneficiário, as operadoras devem observar as coberturas de cada plano e cumprir os prazos que constam na Resolução 259.


Os médicos radiologistas decidiram parar, em assembleia da categoria realizada na última quinta-feira, dia 22. O atendimento a pacientes de urgência, emergência e hospitalizados está garantido, prometem.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


A paralisação de profissionais que reivindicam melhores condições de trabalho e de remuneração não é novidade entre os médicos. As partes devem fazer acordo para não prejudicar usuários. ANS deve agir em caso de irregularidade.

 

Onde reclamar

ANS: 0800 701 9656 ou pelo http:// www.ans.gov.br ou presencialmente no núcleo da ANS em Fortaleza (av. Santos Dumont, 2122 - 17º andar)Salas 1708-1710.

Telefone: (85) 3224 9301

Unimed Fortaleza: 0800 275 1818

 

Artumira Dutra artumira@opovo.com
Compartilhar
espaço do leitor
Washington 28/03/2012 00:15
Precisamos impedir que a unimed continue manipulando a todos como simples marionetes. Convido a todos os usuarios desta operadora que manisfeste sua indignação.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Washington 28/03/2012 00:12
O descaso com a saúde advinda de operadoras como a unimed dá uma grande margem para o clinte escolher um plano que tenha no minimo respeito por seus usuários.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Usuario 27/03/2012 10:13
A unimed reajusta todo ano mensalidade do usuario e ao mesmo tempo reduz os ganhos dos medicos. Onde esta a logica nisso? Quem nos tempos de hoje tem seu salario reduzido sem uma justificativa plausivel?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
victor 27/03/2012 09:47
Nos resta saber ate quando a Unimed vai continuar fazendo coisas desde tipo! Meu plano é Unimed e estou mudando para o Bradesco.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia