[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fundos de capital para projetos em incubadoras | Economia | O POVO Online
Empreender 26/03/2012 - 01h30

Fundos de capital para projetos em incubadoras

Para financiar um empreendimento em uma fase embrionária, existem os fundos de capital semente (seed capital). São alvos aquelas iniciativas desenvolvidas por cientista, geralmente situadas em incubadoras criadas em parques tecnológicos de universidades
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Nas últimas décadas, o capital empreendedor foi fundamental para o desenvolvimento de empresas no mundo todo. Ele é o responsável por viabilizar o desenvolvimento de novos produtos que obtenham bons resultados comerciais. Com isso, a garantia do investimento passa a ser a existência de um bom negócio, sustentado por uma inovação, e sob a responsabilidade de profissionais competentes. O empreendedorismo foi destaque na edição de domingo do O POVO.

 

Os fundos de private equity (que investem na compra de participação acionária ou de parte das empresas) estão se tornando mais comuns no mercado cearense, conforme apontou a matéria do O POVO. Há a iniciativa de adquirir participações de novos negócios aqui no Estado com o objetivo de gerar valor à empresa, segundo afirma o economista Alípio Leitão, diretor do Instituto Maram de Estudos e Assessoria em Planejamento e Projetos.


Para financiar um empreendimento que se encontra numa fase embrionária existem os fundos de Capital Semente (seed capital). Como alvos desses fundos, segundo o economista Alípio Leitão, estão aquelas iniciativas desenvolvidas por cientista, geralmente, situadas em incubadoras criadas em parques tecnológicos de universidades.


No Brasil, quem se notabiliza nessa iniciativa são os fundos da Finep que constituem fundos governamentais ligados ao Ministério de Ciências e Tecnologia, e o fundo Criatec do BNDES.


Quando o empreendedor já está no mercado, possuindo ações de colocação de seus produtos, mas ainda não conta com uma estrutura organizacional adequada, temos as empresas que serão alvo dos fundos de venture capital. O foco tanto dos Fundos de seed capital como os de venture capital, são empresas, preferencialmente, com diferencial tecnológico com características de inovação e como forte potencial de crescimento.

 

Consolidação


Diferente das empresas com capital aberto (sociedades anônimas com ações negociadas em bolsa de valores) que podem captar novos recursos por meio de emissão de novas ações (aumento de capital), as empresas limitadas só teriam essa possibilidade, explica o economista Alípio Leitão, ou com a entrada de um novo sócio individual ou com a alienação de parte de suas cotas para um fundo de private equity.


Quando uma empresa já está consolidada no mercado e pertence a um segmento com boa perspectiva de expansão ante o cenário econômico, mas ainda é uma Ltda, ela pode ser alvo dos fundos de private equity. Estes fundos arregimentam recursos financeiros de investidores nacionais ou estrangeiros e buscam adquirir a maioria ou parte das cotas de empresas que buscam capital mais barato para continuar sua expansão. (Artumira Dutra e Rebecca Fontes)

 

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA


Desde a edição deste domingo, 25, O POVO mostra que o Ceará vive uma nova era do empreendedorismo. Pequenos negócios têm-se multiplicado pelo País e a nova legislação ajuda esse processo. Mas o crédito ainda é um entrave. 

 

FUNDOS DE FINANCIAMENTO DO CAPITAL EMPREENDEDOR

 

1. Para financiar um empreendimento que se está em uma fase embrionária, existem os fundos de capital semente (seed capital). Como alvos desses fundos, segundo o economista Alípio Leitão, estão aquelas iniciativas desenvolvidas por cientista, geralmente, situadas em incubadoras criadas em parques tecnológicos de universidades. No Brasil, quem se notabiliza nessa iniciativa são os fundos da Finep que constituem fundos governamentais ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e o fundo Criatec do BNDES.

 

2. Quando o empreendedor já está no mercado, possuindo ações de colocação de seus produtos, mas ainda não conta com uma estrutura organizacional adequada, temos as empresas que serão alvo dos fundos de venture capital. O foco tanto do Fundos de seed capital como os de venture capital, são empresas, preferencialmente, com diferencial tecnológico com características de inovação e como forte potencial de crescimento.


3. Quando uma empresa já está consolidada no mercado e pertence a um segmento com boa perspectiva de expansão ante o cenário econômico, mas ainda é uma LTDA, ela pode ser alvo dos fundos de private equity. Esses fundos arregimentam recursos financeiros de investidores nacionais ou estrangeiros e buscam adquirir a maioria ou parte das cotas de empresas que buscam capital mais barato para continuar sua expansão.

 

4. Diferente das empresas com capital aberto (sociedades anônimas com ações negociadas em bolsa de valores) que podem captar novos recursos a partir de emissão de novas ações (aumento de capital), as empresas limitadas só teriam essa possibilidade ou com a entrada de um novo sócio individual ou com a alienação de parte de suas cotas para um fundo de private equity, explica o economista Alípio Leitão.

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia