[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Marketing reforçado para o Dia das Mães | Economia | O POVO Online
Mercado & Negócios 26/03/2012 - 01h30

Marketing reforçado para o Dia das Mães

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Você já sabe quanto vai gastar com o presente para o Dia das Mães? As lojas já estão fazendo pesquisas para saber quanto o consumidor pode e está disposto a pagar.

Isso tem um bom motivo. Estudo recentemente divulgado pelo Banco Central mostra que as pessoas estão com dívidas mais longas e está sobrando menos dinheiro para gastar com lembrancinhas e compras que não estão na escala de prioridades básicas. Com isso, o comércio terá que reforçar o marketing e ampliar promoções e brindes para superar os resultados do ano passado com o Dia das Mães.


... POR CONTA DE DÍVIDAS MAIORES

O aperto no orçamento familiar com dívidas maiores e de prazo mais longo pode amortecer o crescimento das vendas em geral para 2012. Ainda sobre os dados apresentados pelo Banco Central, eles revelam que os valores destinados aos pagamentos de débitos vêm subindo desde abril do ano passado e atingiram o índice de 22,3% em dezembro, maior percentual para o mês desde 2005, início da série histórica realizada pelo Banco.

Na visão do BC, os limites do endividamento foram atingidos por muitas pessoas. Além disso, o perfil do endividamento das pessoas físicas se deslocou para o longo prazo. Ou seja, muita gente comprou bens como imóveis. Hoje, segundo o Banco Central, o financiamento habitacional já tem o mesmo peso que o do crédito para compra de veículos, representando 21,3% dos empréstimos.

 

Significa, na prática, que ou as pessoas vão ter que aumentar a renda ou vão ter que passar um bom tempo com parte do orçamento pessoal comprometido. Portanto, as datas que movimentam o comércio terão que ter um tratamento especial para melhorar os resultados.

 

UM JANEIRO MELHOR

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece) apresentará estudo sobre os resultados do varejo em janeiro deste ano. Apesar do alerta feito pelo Banco Central, o documento elaborado pelos pesquisadores cearenses mostra que setores conseguiram uma alta significativa naquele mês nas vendas em relação a dezembro. Os setores que apresentaram os melhores índices de elevação foram: material de construção (18,6%), veículos e motos (16,1%) e artigos farmacêuticos (14,1%).

”BOM VIZINHO”

Honório Pinheiro, presidente da FCDL e do Pinheiro Supermercados (o “bom vizinho”), inaugura uma tendência que pode virar uma realidade no futuro. Trata-se do projeto de venda de mídia interna (chamada de mídia indoor) que cria uma maior intimidade com os fornecedores dos supermercados e fortalece a divulgação das marcas. Foram instalados dois cinemas (que funcionam na loja da Washington Soares), uma rádio (que pode ser ouvida em todas as filiais) e um calendário de eventos para os fornecedores.

Hoje, o Pinheiro possui dez lojas; das quais, uma em Limoeiro, outra em Itapipoca e uma em Sobral. A rede deve continuar crescendo no Interior.

 

ÍNDICE DE FELICIDADE NO BRASIL

A Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) vai começar a medir a Felicidade Interna Bruta (FIB) dos brasileiros. O indicador deve ajudar o governo no desenvolvimento de políticas públicas. O FIB foi implantando no Butão, um pequeno país que fica nas cordilheiras do Himalaia. Hoje, o índice começa a ser implantado em vários países. No Brasil, os técnicos da FGV dizem que serão levadas em conta as diferenças regionais, mas dados preliminares usados para a formação do índice já revelam que a felicidade nem sempre está atrelada à riqueza. Ou seja: dinheiro não é tudo.

DIRETO DA CHINA

Um novo grupo de empresários cearenses viaja para a China no início de abril para fechar compra de louças, elevadores e outros produtos em geral. O vice-presidente da Porto Freire, Rodrigo Freire (foto), fará parte dessa comitiva e já estudando o mercado, a cultura e os principais fornecedores daquele país.

 

NÚMERO


22,3%

É o índice percentual de endividamento em dezembro de 2011, o maior desde 2005, segundo o Banco Central

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
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