[an error occurred while processing this directive] Cenário do editor. O que será destaque na semana | DOM. | O POVO Online
Farol.Dom 11/12/2016

Cenário do editor. O que será destaque na semana

notícia 0 comentários

 

ECONOMIA


Pacote de austeridade

As medidas de austeridade do Governo do Estado dominarão a pauta econômica em nível local nesta semana. Os cortes de gastos devem chegar à Assembleia Legislativa até terça-feira. A expectativa é que a redução fique em torno de 15% e, entre as ações, estão fusões de secretarias. Também começarão a tramitar o aumento na alíquota do ICMS, de 17% para 18%, e o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, de 11% para 14%. Tudo precisa ser votado até o dia 22, quando os deputados entram em recesso. Somadas às pautas nacionais, com teto de despesas públicas e reforma da Previdência, os próximos dias devem ser tensos. Mas um arrocho desse tamanho só existe porque o passado foi de frouxidão. Quanto mais o mal se alastra, mais intragável é a solução.


Nathália Bernardo
Editora-adjunta do Núcleo de Negócios  


POLÍTICA


Pânico em Brasília

Se a semana que termina foi quente, a que se inicia tende a superá-la. Não apenas porque a votação mais importante do governo de Michel Temer está marcada para a próxima terça-feira, 13. Sobretudo, porque, resultado de empenho pessoal do senador Renan Calheiros, que acelerou os trabalhos na casa que preside de modo a poder votar o mais rápido possível o pacote anticrise, a medida irá a plenário num dos momentos mais delicados para o Planalto e PMDB: com o vazamento de apenas uma das 77 delações de executivos da Odebrecht, governo e Congresso estão em estado de alerta máximo. Mais que isso: as 82 páginas de realismo fantástico de Cláudio Melo Filho jogam na fogueira não apenas o núcleo duro de Temer, como Moreira Franco e Eliseu Padilha, mas o próprio presidente. É nesse clima de salve-se quem puder que os legisladores do País, boa parte dos quais implicada na Lava Jato, começam a apreciar uma das mudanças mais profundas de nossa Constituição.


Henrique Araújo
Editor-ajunto do Núcleo de Conjuntura
 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>