vida & arte.dom 23/10/2016

Carne de sol e baião. A mistura que deu certo

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16507, 'email': 'isabelcosta@opovo.com.br ', 'nome': 'Isabel Costa'})
Isabel Costa isabelcosta@opovo.com.br
EVILÁZIO BEZERRA
Para a chef Regina Mendonça, carne de sol e baião "formam uma mesa 100%"

Cultura
Segundo item apontado pelos eleitores fortalezenses na pesquisa O POVO/Datafolha como o prato típico da Cidade, a carne de sol (6%) é vantajosa para o corpo pela alta quantidade de proteínas, riqueza em complexo B e ferro de absorção eficiente, aponta a nutricionista Fabi Fontes.

O problema é o sal empregado no processo de conservação. “Se não for bem feita, fica salgada. Para quem tem pressão alta não é muito interessante. Mas não é uma carne tão gorda. É uma carne que pode ser utilizada, mas com mode- ração para quem tem pressão alta”, diz.

Para a chef de cozinha Regina Mendonça, os dois pratos – baião de dois e carne de sol – não ocupam os primeiros lugares na preferência dos fortalezenses à toa. A preparação da carne, explica, deve levar bastante cebola roxa para atingir o ponto ideal. Entre os acompanhamentos, é servida uma farofa de rapadura. “Os dois juntos formam uma mesa 100%. Baião de dois e carne do sol, bem feitos, são uma mistura que dá certo, como queijo e goiabada”, elogia.

 

COMO É O SEU BAIÃO

“Eu gosto do baião de dois com feijão verde, com nata e com queijo coalho. E bem molhadinho. Tem que ser molhadinho. Eu costumo comer sempre. Minha mãe faz um baião de dois maravilhoso, tradicional. Todo sábado, a família se reúne para o almoço e ela sempre serve. Mas tem que ser assim: molhadinho com nata, feijão verde e queijo coalho”.
Lia Quinderé , chef de cozinha

 

“O baião de dois é uma comida que está no cardápio e no imaginário do nordestino. Do cearense então... Tenho hábito de comer desde menino. É algo entranhado no meu cotidiano. Minha cultura gastronômica passa por esse prato. O baião de dois, para mim, existe de determinada maneira. O resto é reinterpretação, são variações. O meu preferido tem feijão de corda, rapadura, banana, cheiro verde, queijo e nata. As pessoas estão colocando até creme de leite, não existe. No sertão não se põe é nada”.
Calé Alencar, cantor e compositor 

 

SAIBA MAIS
- Em Fortaleza, é possível encontrar restaurantes com diferentes estilos de baião de dois. Do “baião africano”, que leva feijão preto, até o “baião de dez”, que engloba uma infinidade de ingredientes. Há o baião soltinho, o molhado, o servido com ovo frito.

- No Nega Fulô, na Cidade dos Funcionários, é o “baião mergulhado no litoral cearense” que faz a cabeça dos clientes. Além do feijão e do arroz, a mistura leva frutos do mar e leite de coco. “As pessoas acham estranho no princípio, mas quem conhece, ama”, garante Maurício Spindola, criador do prato. 


O VALOR DE CADA UM
1. Baião de dois

Rico em proteínas, além de vitaminas e minerais. É uma combinação perfeita para adquirir metionina e lisina. Os incrementos - como queijo, nata, creme de leite, toucinho e bacon – entretanto, podem tornar o prato gorduroso e de difícil digestão.


2. Carne de sol
É vantajosa pela alta quantidade de proteínas, riqueza em complexo B e ferro de absorção eficiente. Entretanto, se o preparo for executado com muito sal, a carne pode ficar rica em sódio – elemento que em excesso é prejudicial para a saúde.

 

3. Peixe frito
A carne branca é considerada saudável. O processo de fritura, entretanto, transforma o peixe de alimento nutritivo em prato rico em gordura saturada.

 

4. Arroz e feijão
A mistura que deu certo. Com os aminoácidos complementares do arroz e do feijão, o prato é uma excelente combinação para o metabolismo. Ainda mais, por não ter os ingredientes gordurosos presentes no baião de dois.

 

5. Tapioca
É uma fonte de carboidratos. Por não ter glúten, é indicada para celíacos.

 

6. Galinha caipira
A ave tem gordura naturalmente, que é liberada durante o cozimento. O prato pode deixar de ser saudável, dependendo da quantidade de óleos acrescentados.

 

7. Panelada
É uma fonte gordura e deve ser consumida sempre com moderação. Quem tem problemas com elevação de colesterol deve evitar esse prato.

 

8. Cuscuz
Semelhante à tapioca, é uma fonte importante de carboidratos. Por não ter glúten torna- se uma boa opção para celíacos.

 

9. Caranguejo
Alimento de baixa caloria. Alerta para sua quantidade considerável de colesterol.

 

Fontes: Naiara Araújo, nutricionista de produção; Fabi Fontes, nutricionista da Reviva Nutrição.

ONDE COMER UM BOM BAIÃO
Baião de 10

Avenida Godofredo Maciel, 3033 - Maraponga
info: 3298 7277

Boteco do Arlindo
Rua Carlos Gomes, 83, José Bonifácio.
info: 3021 4982/www.botecodoarlindo.com

Carneiro do Ordones
Rua Azevedo Bolão, 571 – Parque Araxá
info:3281 6576/3281 5959

Canto do Pirão

Avenida José Bastos, 3480 - Jacarecanga
info: 3243 6561

Colher de Pau
Rua Ana Bilhar, 1178, Varjota
info: 3267 6680/colherdepaufortaleza.com.br

Kasa Kaiada
Rua Conselheiro Tristão, 956, José Bonifácio
info: 3221 663

Nega Fulô
Avenida Desembargador Gonzaga, 555, Cidade dos Funcionários. info: 3088 0399

O Paulinho da Maraponga
Avenida Godofredo Maciel, 3884, Maraponga.
info: 3296 3123 

 

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>