Reportagem.dom 24/04/2016

Banda larga fixa. Você está preparado para a internet limitada?

Apesar de a Anatel ter suspendido por tempo indeterminado, o limite de consumo ronda a internet fixa. Pacotes oferecidos são pequenos para perfil do brasileiro
notícia 10 comentários
DictSql({'grupo': '.', 'id_autor': 19052, 'email': 'irnacavalcante@opovo.com.br', 'nome': 'Irna Cavalcante'})
Irna Cavalcante irnacavalcante@opovo.com.br
JÚLIO CAESAR/ESPECIAL PARA O POVO
Lívia Rosendo e o irmão Lucas Danilo: limite da internet fixa afetará lazer e informação


Na casa da arquiteta Marcela Brasileiro todo mundo é hiperconectado. No celular, computador ou no tablet, é por meio da internet que ela se atualiza sobre as novidades do mercado de trabalho, se informa sobre o que acontece no mundo, assiste a vídeos, filmes ou lê as revistas de arquitetura que tanto gosta. Também tem boa parte dos seus arquivos pesados em nuvem, o que exige uma série de uploads e downloads por dia e, por meio do Watshapp, controla a rotina da casa e dos filhos quando está no trabalho. A filha dela, Valentina, de 13 anos, quando não está na escola, passa o dia assistindo séries, baixando música ou nas redes sociais com as amigas. E o filho, Leonardo, de 11 anos, é fã de jogos online.


 

Todos conectados a maior parte do tempo no wi-fi da casa. Hábitos que podem sofrer mudanças drásticas se a operadora limitar o uso de dados. Por enquanto, este limite está suspenso por tempo indeterminado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na última sexta-feira, o órgão proibiu as operadoras de internet fixa de reduzir velocidade ou suspender o serviço de banda larga fixa após o término da franquia até que o Conselho da Agência julgue o caso.


Encaixar tudo o que se faz na banda larga ilimitada dentro de um plano com entre 80 GB e 130 GB - média anunciada pelas grandes operadoras - vai ser muito difícil para maioria das famílias brasileiras, avalia Pedro Prudêncio, consultor da Morphus, especializada em segurança na internet. “Para boa parte dos usuários, a capacidade não vai durar uma semana”.


Ele dá como exemplo o uso do Netflix. Para assistir um filme com duas horas de duração, o usuário gasta, em média, 6GB. Se a pessoa costuma assistir pelo menos um filme por dia, ao fim do mês, lá se foram 180 GB. E se este consumidor é mais exigente e gosta de assistir aos vídeos em ultra definição são gastos 7GB por hora“.


Até então a grande determinante dos planos de internet fixa era a velocidade. Mas o fato dos principais players do mercado, como NET, OI e Vivo passarem a incluir em seus contratos a possibilidade de limitação do uso de dados – o que é previsto pela regulamentação do setor – a questão passou a ser alvo de muitas críticas e ações judiciais.


Orçamento

Em tempos de orçamentos mais apertados, o sistema de franquias vai exigir mudança de hábitos. “É um absurdo quererem impor esta limitação também para fixa. A franquia do celular mal dá para usar as redes sociais e o GPS, em casa então, vai ser bem complicado. Não vai afetar só o lazer, afeta o consumo da informação”, afirmou a professora Lívia Rosendo. Hoje ela paga em torno de R$ 80 por mês, mas se a operadora resolver aderir ao sistema, ela diz que dificilmente vai adquirir pacote adicional. “Vai depender do valor do plano, mas acho que o jeito mesmo vai ser diminuir o acesso”.

 

É o que também prevê Marcela Brasileiro. “Com o Brasil com tanta instabilidade, provavelmente, vou ter que diminuir o consumo”.


Entender os hábitos de consumo para escolher o plano mais adequado ao seu perfil é o que aconselha o professor do grupo de pesquisas em telecomunicações da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Cavalcanti. “Realmente esta é uma situação e os consumidores vão ter que se adaptar ou buscar uma operadora concorrente que ainda não faça a limitação”.

espaço do leitor
Jhan 28/04/2016 18:08
Tiro pela minha internet móvel, comecei com 4g e depois de algum tempo eles começaram a bloquear, passei para 9g e no começo dava, agora 5 dias antes do prazo de renovação ela fica bloqueada, a ideia da operadora é que eu aumente e gaste mais com internet, simples, vai ser assim com a fixa.
FULECO FULERO 26/04/2016 06:47
"Hoje vivemos outra dinâmica social e assimilamos outras demandas que exigem altos volumes de transmissão de dados. Daí, não ser mais possível usar de forma "ilimitada" --- O senhor se contradiz. Exatamente por isso é um absurdo apoiar esse tipo de iniciativa. E mesmo esse suposto baixo consumidor que o senhor defende irá eventualmente necessitar aumentar seu consumo, pois cada vez mais educação e trabalho estão migrando para a internet. Seremos reféns dessas empresas?
FULECO FULERO 26/04/2016 06:43
A tendência mundial é que o uso da internet se torne cada vez maior, oras, até mesmo eletrodomésticos já estão sendo produzidos com algum tipo de acesso á rede (internet of things) Esse retrocesso serve apenas para garantir o lucro sem riscos desse cartel que se formou no Brasil. Se uma pessoa faz pouco uso que pague por planos básicos. que não se pode tolerar é que as empresas tenham todo o lucro sem investir em estrutura.
FULECO FULERO 26/04/2016 06:36
Internet não é commodite. Não se garimpa, não se planta ou colhe. Ao contrário do que um colega aqui disse. Não é como energia ou água. Internet é um serviço que depende simplesmente de infraestrutura. As empresas estão tratando como se fosse algo físico e limitado e a ANATEL está tentando levar o consumidor a crer nisso. No mundo inteiro é um serviço bem prestado. Aqui temos um cartel de empresas que quer lucrar sem compromisso com investimentos estruturais.
RockSand 25/04/2016 08:33
Para o Dr.Mundico.As taxas cobradas pelas operadoras já estão bem além do padrão internacional,com serviços com qualidade duvidosa com relação à vários fatores.Acho que se voçê tem um baixo consumo,opte pela internet móvel.Mas vir difundir um pensamento retrógrado é altamente prejudicial ao avanço do mundo digital em nosso país.
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>