[an error occurred while processing this directive] Wesley safadão. Do erotismo ao romântico: o cancioneiro | DOM. | O POVO Online
reportagem.dom 30/08/2015

Wesley safadão. Do erotismo ao romântico: o cancioneiro

notícia 1 comentários
FOTO: EDIMAR SOARES
Pedra Aguda, em Aracoiaba: marco geográfico na terra do Safadão

Numa de suas músicas de maior sucesso, Wesley Safadão verseja: “Sou sem-vergonha mesmo / sou ciumento mesmo / Pra mim não é defeito, é meu jeito de amar”.

 

O trecho ilumina uma das temáticas clássicas do forró:
a do homem que, a despeito de ser um cafajeste, confessa-se devotado ao amor doméstico, nisso não vendo qualquer contradição. Essa aceitação do desvio da norma, porém, sugere um caráter com baixa disposição para a autocrítica. A mulher que trate de se haver com essa fraqueza masculina.

 

A esse ethos “raparigueiro” e monogâmico, um dos pilares do universo forrozeiro, acrescenta-se a narrativa do “solteiro na balada”, muito presente no cancioneiro sertanejo, e a da superação de um amor rejeitado, explorada amplamente no brega, no pagode e no funk.

 

Não à toa, em “Camarote”, um dos trabalhos mais tocados de Safadão, alude-se a um fracasso sentimental, que logo vira revanchismo. Na festa, o homem bandoleiro ressente-se do pé na bunda aplicado tempos atrás, mas ainda não superado.

 

Logo, voluntária ou involuntariamente, o macho aguilhoado decide revidar. Faz isso como sói acontecer com qualquer alma atirada na fossa gordurosa do abandono: encontra outra. Então, passa a desfilar sua recém-adquirida felicidade como uma peça de roupa cara, gerando na outrora amante o sentimento de arrependimento.

 

Na voz de Safadão, “Camarote” celebra a vingança. Mas uma vingança ingênua, parte do jogo da corte amorosa, em que as posições se invertem constantemente e quem dá as cartas hoje pode estar por baixo amanhã. É essa dinâmica afetiva e precária que o jovem cantor cearense conjura em seus shows.

 

Mas nem só de bricolagens afetivas vive a música do artista, nem Safadão ganhou esse adjetivo gratuitamente. Há outra faceta do trabalho do artista, igualmente apreciada pelos fãs, sobretudo os masculinos. É a que, num apelo ao machismo e num flerte com a vulgarização da mulher, investe no erotismo e nas manobras sexuais. No palco, é comum ver o músico simular movimentos de coito.

 

À vulgaridade, no entanto, segue-se um clássico do romantismo forrozeiro, como “Tentativas em vão”. É nessa gangorra de sentimentos, jogando com o baixo erotismo, as virtudes da solteirice e o amor brejeiro, que o cantor vem construindo uma carreira sólida no forró. (Henrique Araújo)

espaço do leitor
ANONIMO 17/03/2016 07:18
nem precisava disso tudo era so colocar: WESLEY SAFADAO ARRASA, ELE É TOP DOS TOPS. JA DAVA P ENTENDER.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>