Ensino público 09/09/2016

77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra Ideb

As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estão todas no Ceará. As escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8
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Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
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João Marcelo Sena joaomarcelosena@opovo.com.br

Atualizado às 14h50min 

No que se refere aos primeiros cinco anos do ensino fundamental, 77 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará. Os números que impressionam são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2015 e foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse é apenas um dos parâmetros em que o Ceará se destaca na primeira parte do ensino fundamental. As 24 primeiras posições são todas ocupadas por escolas do Estado. Os desempenhos mais significativos são das escolas municipais São Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral. Ambas lideram o ranking com nota 9,8 no Ideb.


Combate à infrequência, avaliações semanais que baseiam o planejamento da semana seguinte e o ensaio de um tempo integral que oferece reforço escolar no contra-turno são três das ações destacadas pela diretora da Emílio Sendim, Mílvia Carvalho. A escola saiu de uma nota 7,4 na última avaliação, em 2013, para a atual 9,8.


A excelência se dá também, conforme a gestora, pela especialização da escola no nicho determinado do ensino fundamental — dos 702 alunos, apenas 75 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Isso faz com que tenhamos a certeza de que o aluno que sai no 5º ano está com a alfabetização consolidada. E nos dá mais garantia de que ele obterá sucesso nas próximas etapas de ensino”, comemora Mílvia.


Outros índices

Tanto nos primeiros anos do ensino fundamental quanto nos finais, do 6º ao 9º, o Ceará é quem apresenta os melhores resultados do Nordeste no Ideb. Na avaliação do 1º ao 5º ano, o Estado é o sexto do País, com nota 5,9, enquanto a média nacional é 5,5 e a do Nordeste 4,8. O Ceará foi também o que mais ultrapassou a meta estipulada, com 1,4 ponto acima dos 4,5 traçados.

 

Dos 183 municípios cearenses avaliados pelo índice, todos alcançaram a meta. Nesse quesito, apenas o Acre também conseguiu unanimidade nas cidades com meta cumprida para os primeiros cinco anos do ensino fundamental.


Quando são avaliados os dados do intervalo entre 6º e 9º ano, os números até são mais modestos. Mas os 4,8 obtido pelo Ceará ainda nos deixa na quinta posição do País e é superior aos 4,5 da média nacional e aos 4 da região. Além disso, o Ceará foi o único estado do Nordeste que conseguiu superar a meta, com meio ponto acima do objetivo traçado.


Enfocando os dados municipais, Sobral é a cidade com os melhores resultados, liderando o ranking nacional com nota 8,8. Em segundo lugar, outra cidade cearense: Pires Ferreira, com 8,7. Entre os dez municípios do País com melhores notas, quatro são do Ceará. Além das citadas, Deputado Irapuan Pinheiro (5º lugar, com 8,2) e Brejo Santo (6º lugar, com 8,1).


Para alcançar o topo e saltar em um ponto desde a última pesquisa, quando teve nota 7,8, a titular da Secretaria Municipal da Educação de Sobral, Iracema Sampaio, acredita na estruturação da política educacional em três eixos norteadores: fortalecimento da gestão escolar, com escolha de diretores por processo seletivo e autonomia financeira e pedagógica dada ao núcleo gestor; incremento da formação pedagógica, com investimento na formação do núcleo gestor e dos professores e na compra de material didático atualizado; e a valorização do magistério, com gratificações por desempenho.


“Esse terceiro ponto é muito importante porque faz com que os professores se redescubram no oficio de educar”, aponta a secretária. Ela destaca também o alinhamento das políticas do município que fizeram com que todas as escolas apresentem notas muito próximas. “Há um alinhamento no pensamento dos gestores de que é possível fazer, de que os meninos de escola pública têm potencial, desde que seja dada condição a eles de aprender e ao professor de ensinar”, explica.


Outro fator, apontado pelo secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, é a adoção em todos os municípios das medidas preconizadas pelo Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic). A formação continuada dos professores, a premiação dos melhores resultados e o apoio aos piores resultados, a determinação do montante de recurso recebido pelo município que deverá ser destinado à educação são algumas das ações destacadas pelo secretário.


“Hoje, uma grande parcela do investimento da Seduc é destinada ao ensino fundamental, porque entendemos que é tarefa do Estado ser parceira do município. Apostar na alfabetização é o que vai nos garantir melhores índices no futuro”, projeta.

+ Ouça entrevista completa com o secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010) 

espaço do leitor
Pietro Cans 10/09/2016 08:50
Bah Tchê, mas esse gaucho é machão de pelotas?! hummmm...
Silvio Dias Junior 09/09/2016 10:08
Eduardo Barros Leal, aqui tem um professor "cagão" gaúcho que teria o maior prazer em esbofetear essa tua cara de macho virtual, mas que pia fino no mundo real. Do teu tipo exitem muitos aqui. Não entendes nada de educação e resultados sociais. De que servem primeiros lugares no sudeste, se a sociedade onde vives é uma bosta hierárquica, racista e preconceituosa?! Não passas de uma cadela colonizada de sudestinos, meu querido. Típico representante da burguesia local, reconhecida por su
Silvio Dias Junior 09/09/2016 10:07
Eduardo Barros Leal, aqui tem um professor "cagão" gaúcho que teria o maior prazer em esbofetear essa tua cara de macho virtual, mas que pia fino no mundo real. Do teu tipo exitem muitos aqui. Não entendes nada de educação e resultados sociais. De que servem primeiros lugares no sudeste, se a sociedade onde vives é uma bosta hierárquica, racista e preconceituosa?! Não passas de uma cadela colonizada de sudestinos, meu querido. Típico representante da burguesia local, reconhecida por su
JOSÉ TELES FILHO 09/09/2016 09:44
Acredito que as crianças de escolas possam atingir níveis de excelência, até pq também nascem com as mesmas quantidades de neurônios...Porém, de tão extraordinário os índices merecem algumas considerações mais criteriosas. Quando uma diretora destaca como um dos motivos do avanço "avaliações semanais que baseia o planejamento da semana seguinte", parece indicativo de que a escola estaria em um ciclo vicioso por resultados. Ou haveria triagem por alunos "ideais"? Pensemos nis
Ana Cláudia M. Farias 09/09/2016 09:02
Parece noticia paga. ter 77 escolas entre as 100 melhores de um país que está no 83o lugar entre os 130 países pesquisados.A nossa educação básica está péssima.Não têm nada que comemorar, apenas lamentar um povo que continua caminhado na ignorância.Quanto as cabeças chatas que brilham no IME e no ITA são das escolas de excelências privadas do Ceará.Pelo visto a ignorância é que arregaça com o progresso.
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