[an error occurred while processing this directive] Fortaleza registra a maior chuva desde março de 2015 | O POVO
Transtornos 22/01/2016

Fortaleza registra a maior chuva desde março de 2015

Alagamentos, semáforos apagados e desabamentos foram registrados ontem durante a chuva começada ainda na madrugada. Fortaleza teve o maior volume de precipitação do ano até agora
notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'}
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br

A chuva observada em todas as regiões do Ceará nesta quinta-feira, 21, trouxe o maior volume registrado em Fortaleza desde março do ano passado. Foram 95 milímetros observados no posto do Pici, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas de quarta-feira e 7 horas de ontem. A chuva constante na madrugada e na manhã proporcionou alívio do calor, mas foram registrados transtornos nas ruas.

 

Até o início da tarde, a Defesa Civil de Fortaleza contabilizou 68 ocorrências. Seis delas eram de desabamento. Um exemplo foi no bairro Guararapes. Ainda por volta das 5h30min, uma marquise cedeu no prédio da unidade Via Corpvs, da faculdade Estácio Fic. O acidente foi atribuído à instituição pelas fortes chuvas e atingiu as rampas de acesso no quarto andar. Ninguém ficou ferido. A área foi isolada e vistoriada pela equipe de engenheiros da faculdade e representantes da Defesa Civil.


Conforme a assessoria de comunicação da faculdade, não houve comprometimento de outras estruturas no mesmo bloco ou em áreas vizinhas. Ontem, a Defesa Civil foi acionada pelo risco de desabamento em 22 locais, 10 pontos de inundação e 30 de alagamentos. Vídeos recebidos via Whatsapp do O POVO mostram a dificuldade de locomoção dentro do Gonzaguinha do José Walter, com goteiras e poças de água nos corredores.


Trânsito

Um buraco formado no cruzamento das ruas Ildefonso Albano e Deputado Moreira da Rocha provocou a queda de um carro. Dez semáforos apagados e 30 colisões foram os registros da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) até a tarde de ontem. Pela manhã, o trânsito ficou lento em diversos pontos da Capital. Como nas avenidas José Bastos, na BR-116 e na avenida Historiador Raimundo Girão.

 

Sem escoar diretamente, a água tomou conta ainda de vias e calçadas em avenidas como Mister Hull, 13 de Maio, Heráclito Graça e Abolição. Na curva da rua Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, próximo ao Parque Adahil Barreto, mais da metade da pista ficou encoberta. As dificuldades foram sentidas pelos condutores, pedestres e ciclistas.


Nas redes sociais, os internautas se dividiram entre os agradecimentos pela chuva e críticas à estrutura deficitária da Capital e à atitude das pessoas em jogar lixos na rua, obstruindo os bueiros. “Nenhuma cidade brasileira está preparada para muita chuva. Culpa do poder público e da população, que não fazem sua parte”, opinou o leitor Marcondes de Castro.

 

95mm foi o volume de chuva registrado em Fortaleza, segundo a Funceme

 

68 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil até o início da tarde

 

Saiba mais


Dez semáforos apresentaram problemas ontem, causando lentidão no entorno das vias. Os problemas foram registrados nos cruzamentos: Pontes Vieira x rua Joaquim Nabuco; Desembargador Moreira x Santos Dumont; Barbosa de Freitas x Santos Dumont;


João Pessoa x Araújo de Lima;

João Pessoa x Desembargador Praxedes;

Carapinima x 13 de Maio; Desembargador Moreira x Desembargador Leite Albuquerque; Bezerra de Menezes x rua Padre Anchieta; Rua Lídia Brígido x Oliveira Paiva.

 

A Defesa Civil registrou, ao todo, 68 ocorrências assim distribuídas: 30 alagamentos; 22 riscos de desabamento; 10 inundações; 6 desabamentos.

 

As maiores chuvas em Fortaleza em 2015 e 2016

4 de janeiro de 2014 - 132 mm

9 de março de 2015 - 100,8 mm

21 de janeiro de 2016 - 95 mm

23 de março de 2015 - 93 mm

3 de janeiro de 2015 - 66,6 mm

5 de julho de 2015 - 65 mm

9 de janeiro de 2016 - 62,6 mm

14 de abril de 2015 - 60 mm

25 de abril de 2015 - 60 mm

31 de março de 2015 - 58 mm

27 de maio de 2015 - 53 mm

21 de fevereiro de 2015 - 50,6 mm

 

Multimídia

Veja mais fotos sobre

www.opovo.com.br/galeria

espaço do leitor
Zé Bob 22/01/2016 12:15
Impressionante como as pessoas dirigem com imprudência nesta capital. Vejam: chovendo, pista molhada, céu fechado, veículos, com faróis apagados, excedendo limite de velocidade, ou muito próximos dele, trafegando "colados" nos da frente ou "cortando" as faixas (ziguezagueando). Este era o cenário na BR116. Não surpreende a quantidade de acidentes. Surpreende mesmo é que não tenha ocorrido mortes ou ferimentos.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano