[an error occurred while processing this directive] Cuidados que asseguram a folia com as crianças nos bloquinhos | O POVO
Bloquinhos 22/01/2016

Cuidados que asseguram a folia com as crianças nos bloquinhos

Alimentação, fantasia e atenção aos direitos das crianças são cuidados que asseguram a diversão no Pré-Carnaval e no Carnaval. Funci realizará ação prevenir possíveis violações de direito, como o trabalho infantil
notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19009, 'email': 'leridafreire@opovo.com.br', 'nome': 'L\xe9rida Freire'}
Lérida Freire leridafreire@opovo.com.br
FABIO LIMA
Recomendação é deixar crianças sempre acompanhadas por responsáveis durante as festividades

Blocos infantis de Pré-Carnaval e Carnaval são ótimas opções de diversão com as crianças. Porém, os responsáveis pelos pequenos devem atentar para alguns cuidados que vão garantir a alegria no momento da folia. Os cuidados vão desde a alimentação durante o passeio até a segurança e proteção dos direitos infantis.

 

Pediatras aconselham que, em primeiro lugar, os pais não esqueçam o protetor solar. Como os blocos infantis são pela manhã ou no fim da tarde, é importante proteger a pele das crianças e abrigá-las em locais frescos.


Quanto à alimentação, o recomendável é oferecer frutas e alimentos leves. Além disso, uma ou mais garrafas de água para hidratar as crianças durante a festa são itens que não podem faltar.


Fantasias também contam na hora da diversão. Roupas pesadas com muitos adereços podem atrapalhar a locomoção da criança. Por isso, peças e adereços leves deixam as crianças no clima do Carnaval e confortáveis.


Tânia Gurgel, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã de Fortaleza (Funci), aconselha aos pais que fiquem atentos às crianças. “É bom ficar sempre de olho nos filhos, porque se perdem com facilidade, não sabem dizer, às vezes, o nome dos pais ou onde moram”, alerta. Para o risco de se perderem, uma dica valiosa para os responsáveis é determinar um local de encontro da família no fim da festa.


Três blocos infantis desfilam no circuito oficial da Cidade durante o Pré-Carnaval. Aos domingos, a diversão da criançada é garantida em dois blocos: o Bailinho, realizado no Passeio Público, e o Bloco da Sivozinha Folia, na Messejana. No bairro Pirambu, também tem folia para as crianças com o Bloco Pirambulando, que acontece no Polo Parque Oeste, na Vila do Mar.


Direitos das crianças

Durante o Ciclo Carnavalesco 2016, a Funci, que é ligada à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), realiza ação preventiva para proteção de crianças e adolescentes.

 

Tânia Gurgel afirma que em eventos com grande aglomeração de pessoas e presença de crianças, como foi na Copa do Mundo em 2014, a fundação faz o trabalho de sensibilização com a sociedade sobre os direitos das crianças que têm risco deserem violados.


Segundo ela, o trabalho infantil é o que mais os educadores sociais encontram durante as abordagens. “Muitas vezes, o pai que é ambulante leva o filho para o local porque não tem com quem deixar em casa. E a criança acaba ‘ajudando’ naquele trabalho”, explica Tânia.


Além do trabalho infantil, a ação também tem o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a negligência de pais que deixam os pequenos desacompanhados.


Para denunciar casos de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, a população deve ligar para o Disque 100.

 

Serviço

Blocos infantis


Bailinho

Quando: aos domingos (dias 24 e 31 de janeiro), a partir das 9 horas

Onde: Passeio Público, Centro

 

Bloco da Sivozinha Folia

Quando: aos domingos (dias 24 e 31 de janeiro), a partir das 9 horas

Onde: Casa José de Alencar — avenida Washington Soares, 6055, Messejana

 

Bailinho

Quando: dias 22 e 29, às 19 horas, e dias 23 e 31, às 15 horas

Onde: Vila do Mar, esquina com Travessa Deuzimar — Polo Parque Oeste, Pirambu

 

Multimídia

Confira a cobertura completa em bit.ly/carnavalopovo

espaço do leitor
Zé Bob 25/01/2016 10:13
Enquanto houver pão e circo, não ligaremos para a lama ao redor.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano