[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os caminhos para reduzir sensação de insegurança entre a população | O POVO
ESPECIALISTAS 07/08/2015

Os caminhos para reduzir sensação de insegurança entre a população

notícia 0 comentários
Compartilhar

Além de fornecer um sistema de segurança pública de qualidade e de possibilitar alternativas sociais para quem se envolve com o crime, é preciso mais para que o Estado consiga reduzir a sensação de insegurança na população.

Para o sociólogo César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a presença de policiais nas ruas e a divulgação de estatísticas verídicas sobre a violência são o primeiro passo.


“A insegurança é construída por uma cadeia de informações que as pessoas divulgam pra um e pra outro. É aquele telefone sem fio”, exemplificou o sociólogo. O secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Lauro Carlos de Araújo, reforçou que a disseminação na mídia e nas redes sociais de boatos sobre crimes, como supostos sequestros de crianças, “dão uma sensação de insegurança muito grande, maior do que ela aparenta ser”.


Na última terça-feira, O POVO publicou matéria mostrando que os dados de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) não são divulgados há 16 meses pela SSPDS, o que tem levado esse tipo de crime a ser combatido de maneira “improvisada”, no Ceará, desde abril do ano passado. O POVO apurou que os casos de roubos e furtos tiveram redução, mas não maior do que 20% - meta estabelecida na mesma época em que foi determinada a diminuição de 6% para os casos de homicídio.


Na próxima segunda-feira, 10, quando voltarem a ser divulgados oficialmente os números relacionados aos CVPs, a expectativa é de que diminua essa sensação, diz o secretário-adjunto. “É importante que a população tenha consciência de que o sistema de segurança pública está fazendo o seu papel”, concluiu Lauro.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano