[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Parara Tibum e Muriçoca embalaram a festa | O POVO
Eu vou, eu vou 18/02/2015

Parara Tibum e Muriçoca embalaram a festa

O Parara Tibum, da MC Tati Zaqui, foi o ritmo que mais bombou no Carnaval no Ceará, seguido do hit Muriçoca, do Rei da Cacimbinha. Teve espaço também para outros ritmos
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18888, 'email': 'atilasantos@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tila Varela'}
Átila Varela atilasantos@opovo.com.br
MIKA HOLANDA/ESPECIAL PARA O POVO
Na praia do Presídio, o Parara Tibum deu o ritmo da coreografia entre os foliões
Compartilhar

A batida estridente dos paredões e trios elétricos puxava os foliões para a festa. Na calçada, na avenida ou nas praias, ficar parado era impossível. Os principais sons do Carnaval em 2015? As músicas Parara Tibum, da MC Tati Zaqui, e Muriçoca, do Rei da Cacimbinha, animaram os dias de festa.

 

Nas calçadas das casas ou nas avenidas de Aracati e Fortim, a turma não fez feio na coreografia do “Eu vou, eu vou, sentar agora eu vou”. “Estava com um pouco de vergonha, mas aí me soltei. Minhas amigas me ajudaram”, brinca a auxiliar administrativa, Marcela Coelho.


A coreografia, revela, foi ensaiada pouco tempo antes de pegar a estrada. “No início, acompanhava os passos das amigas, mas não conseguia executar do jeito certo. Aí ensaiei um pouquinho antes de curtir o Carnaval. Não queria fazer feio”, conta.


O rebolado praticado na composição da Muriçoca não deixou a desejar onde o Carnaval bombou. O técnico de informática Fernando Gomes brinca que, para dançar o ritmo, é preciso mais que disposição. “Você chega no Carnaval e não dança o som da festa? É uma bobagem, os homens não dançarem”, conta.


Já nas praias da Taíba (São Gonçalo do Amarante) e Paracuru, o Parara Tibum seguiu tocando com timidez, nos carros dos mais animados. As prefeituras proibiram o uso de paredões de som para a folia. Apesar do bloqueio, a turma não deixou de repetir os passinhos. E a festa rolou solta. O negócio foi improvisar. “Pedi para o vizinho tocar a música para dançarmos. Ele nos atendeu”, afirma destacando que as turmas das duas casas acabaram se tornando também amigas na festa.


Os paredões de som do Carnaval improvisado de Morro Branco também pipocavam com os dois ritmos. Entre um carro de som e outro, os hits se intercalavam. Até em Beberibe, onde os paredões foram proibidos no meio das ruas, podia-se escutar, dentro das casas, os sons do momento.

Escute os hits:

 

 

Mistura

E tinha espaço para mais coisa. O gosto dos foliões desembocou em ritmos variados: sertanejo, forró, axé, batida eletrônica e até pop rock. A estudante Eduarda Freitas afirma que o Carnaval possibilita a mistura de ritmos. “O importante, independente da música, é estar com os amigos. O som da hora acaba se tornando mais um elemento na folia”, resume.

Na Prainha (Aquiraz), o som dominante era o forró e o sertanejo. Nas areias do Iguape, os vários estilos pareciam se compilar em um só. Nada que perturbasse a hegemonia do Parara Tibum e da Muriçoca. (Colaboraram Beatriz Cavalcante, Jully Lourenço e Isabel Filgueiras)

Folia nota 10

 

Aracati

 

Concentração

Antes de iniciar mais um dia de festa, os foliões que curtiam a animação em Aracati desciam até a praia de Canoa Quebrada para pegar um bronze. Os ritmos lá eram variados. Tocava-se reggae, forró e os ritmos Parara Tibum e Muriçoca. No meio da tarde, os paredões dominavam a paisagem. A turma não ligava para o ritmo. A ideia mesmo era dançar. A partir das 21h começava a festa na avenida Coronel Pompeu, no Centro de Aracati. A animação se desenrolava ao som dos trios elétricos que puxavam os foliões. Nas ruas adjacentes, havia paredões para os brincantes que não queriam seguir os trios.


A partir das 3h da manhã, o Carnaval cessava. O ciclo era retomado na manhã seguinte. 

 

Fantasia

 

Brancas de Neve em Morro Branco

A praia de Morro Branco foi o point da música do Parara Tibum. E a turma não fez feio no quesito fantasia. Vestidas de Branca de Neve em homenagem à música do Carnaval, as amigas Lorena Rodrigues, 17, Nayana Pontes, 27, Jéssica Correia, 23, Alice Pontes, 18, Nayara Maia, 22, e Cleidiana Sousa, 25, faziam sucesso entre os foliões na localidade.
 

Molecagem

 

Bebês de Aracati

Imagine se deparar com uma turma de amigos fantasiada de bebês. Caraterizados com fraldas, chupetas e mamadeiras, o casal Maria Hinrichs e Rainer Hinrich (e) sairam fantasiados todos os dias de Carnaval. “Saímos de bebês e babás no primeiro dia. No segundo, vamos de noivos e noivas”, comenta. “No último dia, de Chacretes”, brinca. Ela diz que a escolha por Aracati se deu de forma aleatória. No entanto, garante voltar ano que vem.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano