[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Nota deve ser divulgada hoje; inscrições no Sisu começam dia 19 | O POVO
Enem 13/01/2015

Nota deve ser divulgada hoje; inscrições no Sisu começam dia 19

Ao todo, são ofertadas 10.749 vagas no Ceará, distribuídas em 25 municípios. Desta vez, Sisu terá chamada única
notícia 1 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19006, 'email': 'luanasevero@opovo.com.br', 'nome': 'Luana Severo'}
Luana Severo luanasevero@opovo.com.br
Compartilhar

Com a divulgação das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 prevista para hoje pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem ficar atentos aos prazos para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo cronograma, as inscrições têm início na próxima segunda-feira, 19, e encerramento na quinta, 22. Ao todo, são ofertadas 10.749 vagas no Ceará, distribuídas em 25 municípios.

 

O processo para preenchimento das vagas remanescentes vai variar em cada instituição. Este ano, a oferta no Interior é significativa e soma 4.573 vagas. No topo, Juazeiro do Norte, com 825 vagas. Em seguida vêm Sobral (689) e Quixadá (463). Os municípios só perdem para a Capital, que contabiliza, sozinha, 6.006 vagas. As demais vagas (170) estão em Maracanaú.


Com a divulgação do resultado, os candidatos devem garantir suas inscrições no Sisu. A pontuação de cada um será automaticamente avaliada e servirá de base para a classificação final, a ser divulgada em procedimento de chamada única - novidade nesta edição.


Para o coordenador do Sisu na Universidade Federal do Ceará (UFC), Miguel Franklin, a chamada única deve acelerar o processo de preenchimento das vagas. “A segunda chamada sempre teve eficiência muito baixa, era gasto de tempo”, afirma.


Se, após a chamada única, ainda restarem vagas, será elaborada uma lista de espera. O prazo para inscrição na lista tem início no próximo dia 26 - data em que será divulgada a chamada única - e término no dia 6 de fevereiro. As instituições têm até o dia 11 de fevereiro para convocar os selecionados na lista de espera. Depois, caso ainda sobrem vagas, cada instituição deve decidir, por si só, de que maneira preenchê-las.


Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por exemplo, tem seleção diferenciada das porque, além do Enem, também adota o vestibular. “Vamos fazer a matrícula da primeira chamada e da lista de espera. Após o prazo de matrícula da lista de espera, caso haja vaga remanescente, vamos colocá-la para os (candidatos) classificáveis do vestibular”, assegura a pró-reitora de Graduação da Uece, Marcília Chagas Barreto.

 

As outras instituições cearenses vinculadas ao Sisu, como UFC, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) terão soluções semelhantes e também consideram a possibilidade de trabalhar com sistemas de lista de espera.

 

Saiba mais


Cada instituição de ensino determina um peso diferente para as questões do Enem, o que pode possibilitar variações na nota final.

 

O cálculo médio da nota do Enem não considera somente questões acertadas, mas também o nível de dificuldade de cada item.

 

De acordo com cronograma, o prazo para a matrícula dos selecionados na chamada única começa no dia 30 de janeiro e termina no dia 3 de fevereiro.

 

Desde ontem, a lista de vagas por município, instituição ou curso, já estava disponível no site do Sisu.

> TAGS: sisu nota enem
Compartilhar
espaço do leitor
ana paula 15/01/2015 11:41
quando vai sair a lista do candidatos do enen 2014?
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano