[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Projeto leva 1.500 alunos de escolas públicas à Bienal do Livro | O POVO
Leitura 10/12/2014

Projeto leva 1.500 alunos de escolas públicas à Bienal do Livro

O encontro do projeto Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura reuniu jovens de vários municípios
notícia 1 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18990, 'email': 'joaopaulodefreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Jo\xe3o Paulo Freitas'}
João Paulo Freitas joaopaulodefreitas@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Os alunos do projeto Eu Sou Cidadão %u2013 Amigos da Leitura visitaram a Bienal Internacional do Livro do Ceará
Compartilhar

 

A XI Bienal Internacional do Livro do Ceará recebeu, ontem, alunos de escolas públicas de 100 municípios participantes do projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura. O evento, criado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), promoveu o lançamento da uma coleção de clássicos cearenses recontados em cordel e recebeu cerca de 1.500 crianças e adolescentes beneficiados pela iniciativa, parte deles vindos do Interior.


O tema do evento foram os problemas causados pelas drogas, em alusão ao atual livro do projeto, A Comédia Nada Divina, uma releitura do clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri. O espaço foi de confraternização de professores e escritores do Ceará que contribuíram com a publicação dos 12 livros temáticos de cunho socioeducativo. A iniciativa existe desde 2002 e mais de 180 mil livros já foram distribuídos no Ceará.


A presidente da APDMCE, Josefa Medeiros Farias, acredita que o estímulo à leitura ainda é a melhor forma de tornar a cultura de paz mais presente na sociedade. “É preciso transformar as mentes das nossas crianças e adolescentes, orientando-os a serem mais solidários e criativos”. Ela ressalta que “a leitura possibilita a liberdade de criação, tornando os jovens mais participantes na luta contra as drogas”.


O trabalho que o Amigos da Leitura promove é diário, sempre em parceria com professores e diretores das escolas. São feitas rodas de leitura, apresentações teatrais, varais literários, gravações de programas de rádio, intercâmbios culturais e um congresso anual. Segundo Josefa, antes das práticas são feitos treinamentos com os professores.


O coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Fortaleza, Rui Aguiar, destaca que “a meta atual é atingir todos os distritos do Ceará, dando às crianças e adolescentes o direitos de brincar, praticar esportes e ter acesso à cultura”.


Ao falar de livros, Maria Eduarda mostra-se segura e conhecedora de obras clássicas. A estudante de 12 anos, diz que o projeto dá liberdade de criação. “Trabalhamos com a leitura, mas utilizamos o teatro e a música para melhor compreender as obras”. Eduarda ressalta que, além de ler, os alunos também podem ser autores de histórias. “Fizemos um livro sobre as histórias dos bairros de Fortaleza, onde contamos as origens e seus personagens marcantes”.

 

Serviço

XI Bienal do Livro

Quando: até domingo, 14

Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz)

Amigos da Leitura

Telefone: 4006 4058

 

Compartilhar
espaço do leitor
DJACYR DE SOUZA 10/12/2014 06:39
Enquanto isso. A prefeitura de Fortaleza bota boneco para dar um vale para os professores. Cem reais e todo este boneco? Que coisa sem sentido.
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano