[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Número de casos de diarreia bate recorde da série histórica | O POVO
Saúde 11/11/2014

Número de casos de diarreia bate recorde da série histórica

Análise mostrou que, em 2013, 137 dos 184 municípios cearenses ultrapassaram número de casos de diarreia notificados de 2007 a 2012. O documento faz parte de relatório da Secretaria da Saúde do Estado
notícia 5 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18858, 'email': 'vivianesobral@opovo.com.br', 'nome': 'Viviane Sobral'}
Viviane Sobral vivianesobral@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Parte da água que chega às torneiras do município de Capistrano é do açude Pesqueirão. Mas, conforme a Secretaria da Saúde da cidade, essa água não serve nem para tomar banho
Compartilhar

É na igreja que se encontra a sorte da dona de casa Francisca Maria de Abreu, 61. Toda quarta-feira, ela parte rumo à cisterna do padre, no Centro de Capistrano, para pegar água. “Vai o pessoal mais aperreado, os humildes, que não podem comprar água. Essa da torneira ninguém consegue dar um gole, é mesmo que água da praia, de salgada”, relata. Ela não sabe ao certo, mas acredita que tenha relação com alguns casos de diarreia que a família teve nos últimos meses. Em todo o Estado, em 2013, foram notificados 280.127 casos, o maior número desde o ano 2000.

A análise faz parte do Sistema de Notificação de Doenças Diarreicas Agudas (MDDA) e integra relatório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Antes, 2011 tinha registrado o pico da série histórica, com 275.381 casos. O recorde registrado no ano passado, conforme destacado no documento, contraria o fato de que o aumento de casos se dava de forma significativa nos anos com ocorrência de bons períodos chuvosos no Estado.


A avaliação mostrou ainda que, em 2013, 137 dos 184 municípios (74,4%) ultrapassaram o limite superior do número de casos de diarreia notificados de 2007 a 2012. “Observa-se que a falta de chuvas gera uma demanda no abastecimento de água e na oferta da mesma (em algumas situações contaminada), que supostamente pode incidir no aumento significativo de casos e surto de diarreia em localidades de vários municípios”, enfatiza o relatório.


Água salobra

Em Capistrano, município localizado na microrregião de Baturité, o carro-pipa abastece tanto a zona rural quanto a urbana. Mas também há água encanada, como a que chega à casa de dona Francisca. Essa vem do açude Castro, em Itapiuna, que está com 9,8% da capacidade. “Se você colocar água em cima de um cururu, ele dança swingueira! É mesmo que colocar sal. A água é tratada, mas quanto mais o reservatório diminui, mais perde a qualidade e fica salobra”, afirma o titular da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec), Plácido Miranda.

 

A outra água que chega às torneiras do município é do açude Pesqueirão. “Mas já foi analisada e comprovada que não serve nem para tomar banho. Essa a orientação é usar só para as coisas da casa”, explica Plácido. O secretário da Saúde de Capistrano, Pedro Barboza, garante que a qualidade da água não afetou a saúde da população.


“Não tenho quadro de doenças que possa deixar preocupado, que a gente diga que a água está causando”, defende. Apesar disso, o agente da Vigilância Sanitária João Bosco alega que equipes mantêm trabalho de conscientização. “A gente entrega panfletos e faz a orientação de como fazer a limpeza da cisterna semanalmente”.

 

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) ao longo da semana passada, solicitando contato com especialistas para esclarecer informações sobre o relatório. Até o fechamento desta matéria, a assessoria de imprensa não havia dado retorno. O pedido teve início na última terça-feira, 4.


Resumo da série

O POVO mostrou ontem, no início da série, que amostras de água coletadas nos anos de 2012 e 2013 apresentaram problemas quanto a coliformes, turbidez e cloro, conforme relatório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O Ceará tem 176 municípios (dos 184) em situação de emergência.

Compartilhar
espaço do leitor
Antonio Pinheiro 11/11/2014 17:32
Em vez de beberem água, estão bebendo fezes, deve ser por isso votaram em massa na presidanta. rsrsrsrs Tá bom demais, mas ainda tem que piorar!
markus 11/11/2014 11:21
ESSE ASSASSINATO À SAÚDE SÃO CULPADOS QUE AUTORIZA QUEM ENTREGA ESTA ÁGUA DE PÉSSIMA QUALIDADE,NEM PRA USO DE ANIMAL SERVE... NINGUEM VÈ NINGUEM FISCALIZA NINGUEM FAZ NADA, ATÉ O EXÉRCITO ENTROU NESTA COMO PATO, SEM SABER O QUE ESTAVA ENTREGANDO,MAIS,TIRANDO A SAÚDE DESTAS POBRES CRIATURAS.MEU DEUS
markus 11/11/2014 11:18
DIARRÉIA ´TRANSFORMOU-SE EM UM SIMBOLO DE SAUDE EM NOSSO ESTADO...ÁGUA SEM ANALISE,AINDA......DISTRI BUIDA SEM NENHUM CONTROLE DE QUALIDADE É UM CRIME MAIOR AOS CIDADÃOS CARENTES POBRES ,HUMANOS SACRIFICADOS PELA IGNORANCIA E A ESPERTEZA DE ALGUNS QUE PENSA ESTÁ DISTRIBUINDO ÁGUA É O SUFICIENTE...
filho 11/11/2014 10:11
O governador em fez de ta trabalhando ta é atras de fundar partido para marretar!!!
filho 11/11/2014 10:10
A nossa governanta disse q aqui no Nordeste tava tudo perfeito em relação a seca,disse q o nordestino tinha se adaptado com a estiagem...Então vamos tomar coliforme em fez de água!!!
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano