Saúde na escola 29/10/2014

Alunos recebem orientação sobre diabetes tipo 1

Até sexta, alunos de escolas públicas e privadas serão instruídos sobre prevenção, cuidados aos portadores e como evitar estigmas associados à doença
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18990, 'email': 'joaopaulodefreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Jo\xe3o Paulo Freitas'})
João Paulo Freitas joaopaulodefreitas@opovo.com.br
MAURI MELO
A ação realiza palestras lúdicas nas escolas e incentiva hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boa alimentação

 

Tomás é uma criança que brinca, estuda e pratica esportes. Uma das diferenças dele para outros colegas é que ele toma insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Tomás é personagem de um livro didático produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) para que profissionais da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) atuem em colégios de São Paulo e Fortaleza, esclarecendo sobre o diabetes.


A ação, denominada Kids, é direcionada para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos com diabetes tipo 1, de quatro escolas públicas e privadas da Capital. São realizadas palestras lúdicas. Os profissionais também estimulam os pais para influenciar os filhos sobre hábitos saudáveis, exercícios e respeito.


A comerciante Margarette Mendonça, 48, é mãe de Lucas, 7, e acredita que reforçar na escola os bons hábitos que já existem em casa é fundamental. “Toda mãe sabe como é difícil tirar os doces e os salgadinhos dos filhos. Você educa, mas quando chegam ao colégio e veem a cantina cheia de guloseimas, os meninos ficam loucos”.


Para Glaucia Bechara, consultora educativa do programa, a grande meta é melhorar a prevenção. Ela diz que o objetivo da ação é propagar a ação para todo o País.


A atenção aos bons hábitos alimentares deve acontecer desde a gestação. É o que propõe Adriana Forte, diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará (CIDH). “Devemos repensar a alimentação que as cantinas das escolas dispõem para os estudantes, pois ela pode aumentar os índices de obesidade e diabetes, e não é isso que buscamos”.


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressaltou que realiza o Programa Saúde na Escola (PSE) periodicamente nas escolas municipais. A pasta ressalta que está sendo estudado um projeto para incluir o diabetes e a hipertensão também no projeto, ainda sem prazo para a acontecer.

 

Serviço

Programa Kids

Acompanhe e faça downloads grátis do pacote educativo

Site: www.adj.org.br

Telefone: 0800 100 627

 

espaço do leitor
Raquel Furchinetti 29/10/2014 21:18
O suco de aloe vera pode ajudar com o equilíbrio do açúcar no sangue. Para conhecer mais acesse aloebabosa.loja2.com.br
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano