[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ensino contínuo na fase adulta é desafio | O POVO
ALFABETIZAÇÃO 19/09/2014

Ensino contínuo na fase adulta é desafio

notícia 0 comentários
Compartilhar


O secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, comenta que as taxas de analfabetismo entre adultos no Ceará e no Nordeste são superiores à média brasileira, mas pondera que se trata de um fenômeno histórico. “É assim há aproximadamente 30 anos e estaremos convivendo com isso pelo menos nos próximos dez, mas a diferença já está diminuindo”, afirma.


Ele avalia que é necessário não só manter os programas de alfabetização de adultos, como também integrar com a escolarização posterior. “Se o adulto apenas aprende a ler e escrever e depois para, ele regride. Precisamos de programas para garantir a escolarização correspondente a cinco anos de estudo”, cita.


A pesquisa mostra que 98% das crianças de 10 a 14 anos já sabem escrever. Sobre esse dado, o secretário afirma ainda não considerá-lo satisfatório. “Devia ser todas as crianças. O Brasil tem obrigação”, afirma.


Holanda destaca também os índices relativos ao analfabetismo funcional. “As taxas nordestina e cearense vêm caindo mais rápido que a brasileira. No Ceará o percentual diminuiu de 49,8%, em 2001, para 32,3%, em 2013. Ou seja, caiu 17,5%, que é uma redução mais acelerada. Esses dados mostram que o acesso das pessoas aos serviços escolares aumentou”, atribui.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano