[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 140 mil cearenses de até 17 anos trabalham | O POVO
PNAD 2013 19/09/2014

140 mil cearenses de até 17 anos trabalham

notícia 0 comentários
Compartilhar

No Ceará, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013 indicou que 140 mil crianças trabalhavam no Ceará na semana em que o levantamento foi realizado. O número representa uma diminuição de 19,2% na comparação com o ano anterior. Na avaliação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Antônio Lima, a redução foi significativa.

 

“A gente está conseguindo a terceira queda consecutiva, que podemos atribuir a vários motivos. Entre eles, a mobilização que temos feito, desde 2008, através da educação”, diz.


O procurador-chefe acredita que, se o ritmo de queda for mantido, será possível alcançar, “em breve”, a meta de ter o Ceará livre do trabalho infantil. “O MPT-CE tem feito trabalho de mobilização com vários órgãos (educação, assistência social, saúde) para conscientizar a sociedade para não explorar nem tolerar essa situação de trabalho infantil”, afirma.


Antônio Lima cita o trabalho do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), iniciativa do MPT-CE. “Em Tianguá, um trabalho do Peteca nas escolas constatou a redução de 319 crianças na situação de trabalho infantil de 2013 para 2014. É uma prova de que estamos no caminho certo”, avalia.


Conforme o procurador-geral, apesar dos avanços, ainda é necessário intensificar a luta. “140 mil é um número alto. Agora, os desafios vão ficando cada vez maiores. As macropolíticas têm um grande alcance, agora temos de ter ações mais focadas e ampliar políticas”, pondera.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano