[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará avança nos índices sociais, mas ainda tem desafios | O POVO
Pnad 2013 19/09/2014

Ceará avança nos índices sociais, mas ainda tem desafios

Na alfabetização, no acesso a água e esgoto e no combate ao trabalho infantil, o Ceará registrou melhorias. Mas ainda há que se avançar. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013
notícia 2 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18947, 'email': 'marianafreire@opovo.com.br', 'nome': 'Mariana Freire'}
Mariana Freire marianafreire@opovo.com.br
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16400, 'email': 'marianalazari@opovo.com.br', 'nome': 'Mariana Lazari'}
Mariana Lazari marianalazari@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA/ESPECIAL PARA O POVO
Segundo a Pnad, 140 mil cearenses entre 5 e 17 anos trabalham. A quantidade é 19,2% menor que no ano anterior
Compartilhar

 

O Ceará tem a pior média de rendimentos do Brasil, mas avançou em áreas sociais como alfabetização, saneamento básico e na redução do trabalho infantil. Essas são algumas das principais constatações indicadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O percentual de analfabetos no Estado caiu 1,1% entre 2012 e o ano passado. Mesmo assim, 16% da população cearense ainda não sabe ler e escrever. O índice corresponde a 1.317.000 pessoas. O percentual se repete entre aqueles acima de 15 anos e indica que ainda faltam estratégias para alfabetização de jovens e adultos, na avaliação de Carlos Manso. Ele é pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e considera o índice, especialmente entre os adultos, “extremamente preocupante”.


A pesquisa indicou ainda que o cearense estuda menos do que se estuda no restante do Brasil. No Ceará, os maiores de 15 anos têm, em média, 7,13 anos de estudos. O dado foi levantado, a pedido do

O POVO, pelo pesquisador, que tem doutorado em Economia. Segundo a estatística, no Brasil, adultos estudam, em média, 8,06 anos.


Saneamento

O Ceará avançou ainda quando analisado o acesso dos domicílios a esgotamento sanitário. Entre 2012 e 2013, 84 mil casas particulares passaram a contar com o serviço - o que corresponde a um aumento de 3,4%. O número de domicílios com abastecimento de água com canalização interna também cresceu. Houve um aumento de 4%. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi procurada pelo

O POVO, mas informou, em nota, que só se posicionará quando os dados forem analisados.


Trabalho infantil

Assim como aconteceu de 2011 para 2012, o Ceará registrou, em 2013, queda no índice de crianças que trabalham. Segundo os números da Pnad, na semana em que a pesquisa foi feita, 140 mil cearenses entre 5 e 17 anos trabalhavam. A quantidade é 19,2% menor que do ano anterior. Quando analisadas apenas as crianças de 5 a 9 anos, o quantitativo de 5.237 corresponde a cerca de 1% da população da faixa etária, conforme o pesquisador Carlos Manso. O dado, porém, não deve representar tranquilidade. “Isso estará resolvido quando o índice for igual a zero”, lembra.

Compartilhar
espaço do leitor
Leonardo Guimarães 19/09/2014 09:51
Índices sociais melhoraram, mas a violência disparou o que prova que é sim necessário investir na policia e em presídios, e nessas áreas perdemos anos preciosos.
Dr. Mundico 19/09/2014 09:12
Educar não é apenas ler,escrever e fazer conta.É ter acesso ao conhecimento,ao método e a qualificação profissional e humana.Todo desenvolvimento passa pela qualificação da matriz humana.Sem isso estamos condenados ao circuito enxada-balcão-camelô que define o nosso atraso.
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano