Influências 22/08/2014

Encontro debate sobre a chegada dos judeus no Brasil

A proposta é discutir questões históricas que envolvem o povo judeu e a influência nos costumes brasileiros
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
MAURI MELO
Ventura percorreu cidades nordestinas para conhecer como vivem os judeus na região

 

A chegada dos judeus ao Brasil será tema de palestra ministrada pelo rabino paulista Gilberto Ventura amanhã em Fortaleza. O evento ocorre na Faculdade Ateneu e foi organizado pela Sociedade Israelita Sefardita do Ceará (Sisec). O objetivo do encontro é entender as sucessivas questões históricas que envolvem o povo judeu. Conforme o religioso, judeus influenciaram hábitos em todo o País, inclusive, no Nordeste.


Ventura estudou em Jerusalém, Israel, e é membro do Fórum Interreligioso de São Paulo. Há 20 anos, o rabino dá aulas sobre as origens judaicas na capital paulista. O professor também percorreu cidades nordestinas para conhecer como vivem os judeus na região, passando por estados como Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Esta é a segunda vez que o religioso visita Fortaleza. “Percebemos que muitas comunidades pelo País seguem a prática religiosa e seus ritos, mas sentem falta de contato mais próximo com os rabinos. Isso ocorre, principalmente, no Nordeste”, comenta.


Foi a busca por orientações de uma pessoa habilitada na religião que levou os membro da Sisec a convidarem Ventura para Fortaleza. Ele passará quatro dias hospedado na sede da comunidade com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido por lá e compartilhar ensinamentos. “Conhecemos o trabalho do moré pela Internet e logo nos identificamos. Toda comunidade judaica precisa de um rabino e nós sentimos a necessidade de acompanhamento e orientação. Isso está ocorrendo agora, com o moré Ventura”, afirma o fundador da Sisec, Elias Cosme Silva.


Ele recorda a origem do espaço fundado há 22 anos, em Messejana. A comunidade surgiu como desdobramento do Centro de Cultura Hebraica, que foi organizado ainda em 1982. A proposta da comunidade é acolher os descendentes de judeus no estado e compartilhar os ensinamentos da religião.

 

Serviço

Palestra com rabino Gilberto Ventura

Quando: Sábado, às 20 horas

Onde: Faculdade Ateneu - rua Coletor Gadelha, 621, Messejana

Outras informações: 9793 4979

 

> TAGS: brasil judeus
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano