[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Católicos iniciam preparação para a Páscoa | O POVO
Quaresma 06/03/2014

Católicos iniciam preparação para a Páscoa

Na missa da Quarta-feira de Cinzas, fiéis recebem o desenho de uma cruz na testa. O ato simboliza a purificação após o período do Carnaval e a entrada da Quaresma
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara de Oliveira'}
Sara de Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
A colocação de cinzas pelo padre é uma bênção que simboliza a Quaresma
Compartilhar


Maria Teresa tem apenas 10 meses de vida e já exibe uma cruz de cinzas na testa. Parte do ritual católico na Quarta-feira de Cinzas, a cruz simboliza o momento de purificação após as festas de Carnaval. É a hora de “Convertei-vos e crede no Evangelho”, de reunir esforços para concretizar os objetivos da Campanha da Fraternidade e de esperar, em sacrifício, pela Páscoa, maior evento cristão.


“Isso é uma bênção que simboliza a Quaresma”, explicou a mãe de Maria, Adriana Ribeiro, 39. Ela mesma pegou as cinzas no rosto, colocadas por um padre, e transpassou os dedos na testa da filha. Para Adriana, é uma forma de fazer a filha estar cada vez mais próxima de Deus. “Minha bisavó fez com meu avô, que fez com meus pais, que fizeram comigo. É um símbolo de renovação eterna”, afirmou.


Na manhã de ontem, a missa da Quarta-feira de Cinzas, celebrada na igreja de Fátima, reuniu dezenas de fiéis. E no dia em que a humildade, o autorreconhecimento como pó, o arrependimento e a devoção a Deus é prioridade, dona Maria do Livramento, 70, aproveitava para pedir esmolas e ajuda na porta do templo religioso. Com a mão estendida debaixo do sol forte, ela disse não conseguir muita coisa, porque acha que o povo “tem coração duro”. Mas a religião de dona Maria resiste, é inabalável. “Ser religioso é ser abençoado e mais feliz”, disse.

O sentido das cinzas

O pároco do santuário de Nossa Senhora de Fátima, Ivan de Souza, explicou que se reconhecer como pó, “de onde viemos e para onde iremos”, é a grande missão do católico neste início de Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

 

“Antes de hoje (ontem) aconteceram todas as festas, as pessoas comeram carne à vontade, ficaram à vontade... Agora é hora de voltar aos caminhos de Deus”, considerou.

Padre Ivan destacou a importância do arrependimento e da oportunidade de lavar a alma e o coração neste período. “É tempo para retiro, serenidade e disciplina. As pessoas que querem isso, acreditam no gesto da Igreja”, afirmou.


Em 2013, a Quarta-feira de Cinzas registrou a eleição de um novo papa, Francisco. Hoje, pouco mais de um ano depois, padre Ivan disse que a igreja está alegre e satisfeita. “O papa trouxe muito anúncio da palavra de Deus e muita denúncia também. Assim, a Igreja cresce e se torna cada vez mais santa”, avaliou.

 

Saiba mais

 

A Igreja Católica faz lembretes e sugestões para seus fiéis durante a Quaresma:


1) Não se reza o glória nem se canta o aleluia; valorizar a cruz; intensificar a oração, o jejum e a solidariedade.


2) Integrar a Campanha da Fraternidade na celebração. Dar destaque ao cartaz da campanha


3) Onde houver catequese, realizar inscrição para o batismo no primeiro domingo


4) Na Quarta-feira de Cinzas se omite o ato penitencial, substituído pela distribuição das cinzas, e não se reza o credo.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano