Ceará 25/02/2014

Nova previsão confirma maior probabilidade de seca

Em prognóstico divulgado pela Funceme para os meses de março a maio, a probabilidade de chuvas abaixo da média é de 40%. O percentual é o mesmo da previsão anterior. Cenário para 2015 também não é animador
notícia 5 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'})
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br


O prognóstico para os próximos três meses da quadra chuvosa deste ano foi divulgado na manhã de ontem pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A probabilidade de o Estado ter chuvas abaixo da média histórica em março, abril e maio é de 40%. O percentual é o mesmo da previsão divulgada em janeiro para os meses de fevereiro a abril. As alterações de probabilidade foram nas categorias de chuvas em torno da média (subiu de 35% para 40%) e chuvas acima da média (caiu de 25% para 20%).


As previsões abrangem trimestres diferentes e são atualizadas com a reavaliação das condições atmosféricas e dos oceanos Atlântico e Pacífico. “Comparando os dois prognósticos deste ano, há uma pequena melhoria em relação ao anterior. Mas se pensarmos na segurança hídrica, as chuvas ficando em torno da média não produzem aporte para o abastecimento do Estado”, avalia Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.


Ainda segundo ele, a Região dos Inhamuns aponta chances de ter chuvas dentro da média histórica. A previsão passada trazia perspectiva de chuvas abaixo da média. “Mas mesmo a média para essas localidades é muito baixa. O cenário continua preocupante”, pondera.

Ações contra a seca

A análise das chuvas observadas desde novembro de 2013 foi mostrada para basear as ações de enfrentamento à estiagem no Ceará. Novembro e dezembro ficaram acima da média. No entanto, os dois primeiros meses deste ano têm apresentado volumes inferiores aos valores estipulados para cada mês. As chuvas de janeiro foram de 52,6 milímetros e não alcançaram a média de 98,9 milímetros. Até agora, o mês de fevereiro teve 102,5 milímetros. Segundo Eduardo Sávio, os volumes do último fim de semana podem ter aproximado os valores do mês da média de 127,2 milímetros.

 

Durante reunião do Comitê Integrado da Seca, a Funceme apresentou uma preocupação em relação às chuvas de 2015. Segundo o presidente Eduardo Sávio, as condições do Oceano Pacífico mostram um cenário possível para a ocorrência do El Niño no segundo semestre deste ano. No Brasil, o fenômeno é associado ao agravamento das secas no Nordeste.


No Ceará, o El Niño pode afetar as chuvas do próximo ano. “Não é uma previsão, mas os modelos atuais apontam para essa probabilidade. E não significa outro ano de seca, mas existe a chance de termos chuvas insuficientes em 2015”, explica. De acordo com ele, a informação é importante para que o Governo do Estado tenha tempo para planejar soluções de caráter permanente.

 

Saiba mais

 

Cidades com alta criticidade

Canindé, Caririaçu, Crateús, Meruoca, Ipaporanga, Irauçuba, Maranguape, Nova Russas, Pereiro, Potiretama.

Cidades com criticidade média

Aratuba, Guaramiranga, Itatira, Mulungu, Palmácea, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Tauá.

Cidades em alerta

Alcântaras, Aquiraz, Baixio, Caridade, Catunda, Ipaumirim, Pacoti, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Umari.

Cidades abastecidas com soluções emergenciais (Cogerh, Sohidra, Cagece)

Acopiara, Antonina do Norte, Beberibe, Coreaú, Fortim, Graça, Itapajé, Jaguaretama, Madalena, Meruoca, Milhã, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Parambu, Pecém, Pindoretama, Potengi, Salitre, Senador Sá e Uruoca.

 

FONTE: Cogerh

espaço do leitor
Goretti Ramos 25/02/2014 10:53
Eu queria que os governantes agissem como as cigarras e as formigas agem! Elas armazenam alimento em tempos de fartura, preparando-se para o tempo de escassez!Deveríamos aprender mais com a MÃE NATUREZA! Tenho certeza de que, para a COPA, não faltará ÁGUA!!
Goretti Ramos 25/02/2014 10:48
Que engraçado, né. Governo! Por que não foram tomadas providências no tocante à reserva emergencial de água para abastecimento da população antes que chegássemos a essa situação atual? SECA é uma marca registrada no Ceará, mais rigorosa em alguns anos, e amena em outros.Mas um dia ela CHEGARIA!!
Roberto Henrique Gadelha e Silva 25/02/2014 10:47
Essa solução de construção de adutora de injetamento rápido é prejuízo na certa, pois basta começar a chover é desativa, gasto desnecessário, melhor perfurar poços.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 25/02/2014 10:12
NO tempo em que estudava matemática quando você diz que a probabilidade de chuva baixa da média é de 40%, logo fala em probabilidade de 40% igual a média e 20% acima da média, portanto a probabilidade é 60% de chover pelo menos igual a média.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 25/02/2014 10:07
Precisamos sim aumentar os volumes de reservação alguns açudes e construir outros em cidades com problema de abastecimento de água.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano