[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Fugitivos da Síria lideram concessões de refúgio no Brasil | O POVO
BRASIL 20/01/2014

Fugitivos da Síria lideram concessões de refúgio no Brasil

notícia 0 comentários
Compartilhar

 

Na última semana, O POVO noticiou a presença de uma família de 11 sírios em Fortaleza. No dia 3 de dezembro de 2013, eles foram descobertos tentando deixar a Capital rumo a Lisboa. O grupo pediu refúgio em solo cearense após o flagrante no aeroporto com passaportes falsos. Enquanto permanecem abrigados na Paróquia da Paz, no Meireles, o pedido deve ser analisado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça.


Os fugitivos da Síria lideram o número de concessões de refúgio pelo Conare em 2013. Foram 283 refugiados. No total, o País reconheceu a condição de 649 estrangeiros de 36 nacionalidades. De março de 2011 – mês em que as turbulências começaram a sacudir o país árabe – a novembro de 2012, o comitê recebeu 102 solicitações de sírios que procuravam o Brasil para fugir dos conflitos.


Uma vez que o Conare concede o refúgio, o cidadão tem os mesmos direitos e deveres dos estrangeiros no Brasil, recebendo documento de identidade, carteira de trabalho e documento de viagem. Podem ser considerados refugiados indivíduos que sofram perseguição por motivações de raça, de religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também são analisados casos de quem busca refúgio devido à violação grave dos direitos humanos no país de origem. Segundo o Conare, desastres naturais e crise econômica não justificam a concessão de refúgio.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano