[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O POVO vence Prêmio Esso com "Planeta Seca" | O POVO
Criação Gráfica 14/11/2013

O POVO vence Prêmio Esso com "Planeta Seca"

O caderno "Planeta Seca", publicado em novembro de 2012, foi agraciado com o prêmio Criação Gráfica -Categoria Jornal na 58ª edição do Prêmio Esso
Caderno foi publicado em novembro de 2012
Compartilhar


O caderno “Planeta Seca” foi agraciado com o Prêmio Esso de Criação Gráfica na Categoria Jornal – a premiação é considerada uma das mais importantes da imprensa nacional. O anúncio dos vencedores foi feito ontem pela empresa ExxonMobil - patrocinadora do concurso - e os premiados vão receber homenagens no dia 4 de dezembro, durante jantar no Rio de Janeiro.


O projeto gráfico e a edição de arte do especial “Planeta Seca” são dos jornalistas Gil Dicelli e Amaurício Cortez; e o infográfico foi desenvolvido pelo jornalista Pedro Turano. Os textos são assinados pelos jornalistas Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Ana Mary C. Cavalcante e Émerson Maranhão - repórteres especiais do O POVO. As imagens são da repórter fotográfica Sara Maia.


Projetos gráficos do O POVO já haviam sido homenageados pelo Prêmio Esso em outras três edições. Em 2002, o especial “Patativa do Assaré” - também do jornalista Gil Dicelli - foi vencedor no âmbito nacional. Já em 2005, o jornal foi vencedor na categoria Criação Gráfica pela elaboração do caderno sobre a morte do Papa João Paulo II. Em 2010, foi conquistada a premiação nacional de Criação Gráfica com a trilogia “Inquisição - No rastro dos amaldiçoados”.


Na sua 58ª edição, o Prêmio Esso de Jornalismo teve 1.210 trabalhos avaliados, foram contemplados como finalistas 35 de texto, 15 de criação gráfica (jornais e revistas), dez de fotografia e oito especiais de telejornalismo. Na última fase do concurso, O POVO concorreu com trabalhos publicados pelos periódicos O Dia, Jornal do Commercio, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

 

“Planeta Seca”


O caderno, publicado em novembro de 2012, já havia vencido o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade - que teve sua primeira edição em 2010 - no segmento Imagem da categoria Criação Gráfica. Nesse concurso, foram 173 jornalistas finalistas, sendo 76 inscritos e 97 nas equipes responsáveis pelos 79 trabalhos selecionados. Anteriormente, o mesmo caderno foi agraciado na primeira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, no tema Responsabilidade Social.


Em 16 páginas, o especial retratou a história da estiagem que ocorreu durante o ano passado no Ceará. A equipe de reportagem percorreu mais de 2 mil quilômetros no interior do Estado para conseguir traçar o panorama.


Em 2012, a estiagem afetou a vida de pelo menos 1.884.338 pessoas no Ceará; 178 cidades declararam situação de emergência ao Governo Estadual; 434,69 milímetros foi a quantidade de chuva distribuída no Estado durante o ano passado; e 69,37% foi a safra que os agricultores perderam em decorrência da seca prolongada.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


A comissão de julgamento do Prêmio Esso anunciou ontem os vencedores da 58ª edição do concurso, referente ao ano de 2013. O POVO é ganhador na categoria “Criação Gráfica Nacional - Categoria Jornal” com o caderno especial “Planeta Seca”, publicado em novembro de 2012.

 

Serviço

“Planeta Seca”

Confira o caderno na íntegra: digital.opovo.com.br/

planetaseca?s=509

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano