[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cubanos chegam a Fortaleza para curso e avaliação do Mais Médicos | O POVO
Mais Médicos 12/11/2013

Cubanos chegam a Fortaleza para curso e avaliação do Mais Médicos

Na tarde de ontem, mais 236 profissionais desembarcaram na Capital. Pelas próximas três semanas, eles vão conhecer a realidade do SUS, além de passar por avaliações sobre saúde pública e o idioma do País
{'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '}
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br
EVILÁZIO BEZERRA
Os médicos passarão por avaliações sobre saúde pública e língua portuguesa
Compartilhar

Sob aplausos e frases de boas-vindas, chegou, ontem, a Fortaleza o grupo de 236 profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Eles fazem parte dos 3 mil trabalhadores que começaram a chegar ao Brasil na semana passada. Os médicos devem participar do módulo de acolhimento e passarão por avaliações sobre saúde pública e língua portuguesa.

 

Enquanto os médicos chegavam, curiosos e apoiadores do programa iam se aglomerando em frente à área de desembarque internacional do Aeroporto Pinto Martins. Em agosto deste ano, um episódio de hostilização marcou a chegada de um grupo de 96 profissionais à Capital. O momento foi protagonizado por integrantes do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec).


Há 25 anos atuando na medicina, a cubana Pilar Castillo del Toro já trabalhou em outros países e diz estar acostumada às dificuldades que eventualmente surgem. “Queremos conhecer muitas coisas deste País. Quais os costumes, trocar experiências com outros profissionais, atender as doenças mais frequentes. Com todo o coração, vamos fazer esse trabalho”, declarou.


O médico Arturo Frometa trabalha há 30 anos na área e também já atuou em outros países. Para ele, o idioma pode ser uma dificuldade a ser enfrentada. “Mas vamos trabalhar para entender e superar as diferenças”, disse. O médico acredita que a experiência de trabalhar longe de Cuba será gratificante e engrandecedora. “Nós valemos pelo que somos e não pelo que temos”.

Funcionamento do SUS

Presente na recepção ao grupo de 236 cubanos, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Andrade, disse que este momento será para que os médicos conheçam os protocolos de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil na atenção básica, além se serem submetidos a avaliações. “O Ceará já tem 350 médicos (do programa). A demanda dos municípios cearenses é para mais de 800 médicos, e esperamos que até março possamos preencher todas as vagas”, disse, durante a recepção.

 

Ainda de acordo com o secretário, em dezembro deste ano, o novo grupo deverá ser distribuído entre as cidades do País. A distribuição segue critérios técnicos que priorizam municípios onde é maior a parcela de pessoas dependente do SUS e aqueles com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Saiba mais

 

Além de Fortaleza, outras quatro capitais recebem médicos desde a semana passada: Brasília (com 1.872 profissionais), Vitória (com 400 médicos), São Paulo (com 300 profissionais) e Belo Horizonte (com 192 médicos).

 

Segundo o Ministério da Saúde, a aprovação dos médicos na etapa de avaliação é condição fundamental para a emissão do registro profissional provisório, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.

 

Atualmente, 3.663 médicos participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.844 estrangeiros. Os profissionais atendem a população de 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste.


Serviço

 

Para saber mais sobre o programa Mais Médicos

http://migre.me/fRY2F

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano